Moradora de Santa Catarina é diagnosticada com doença transmitida por picada de carrapato

O município de Schroeder registrou um caso de febre maculosa nesta semana. A paciente, uma mulher de 40 anos, foi medicada e passa bem. A transmissão da doença é ocasionada pela picada do carrapato estrela.

A mulher apresentou febre alta, dor no corpo, fraqueza e manchas vermelhas na pele. O quadro de saúde dela, no entanto, não evoluiu para o quadro grave da doença.

A febre maculosa ocorre somente por meio da picada do carrapato ou, em casos raros, por pulga que tenha a bactéria que ocasiona a febre maculosa. Dessa forma, não é possível a transmissão de pessoa para pessoa.

Como em Schroeder a presença desses insetos é comum, que o é transmissor da febre maculosa, o aparecimento de pacientes com os sintomas acontece frequentemente. Segundo o município, já houve registros em anos anteriores. A média é de dois casos ao ano.

Os sintomas da doença são febre alta; dor de cabeça; dor no corpo e lesões na pele, como manchas avermelhadas. O quadro pode agravar e levar à morte se não for tratada precocemente.O tratamento é simples e é feito com antibióticos.

A prevenção da doença requer as seguintes atitudes:

• Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos no meio rural e silvestre;

• Quando for necessário caminhar por áreas infestadas por carrapatos, vistoriar o corpo em busca de carrapatos em intervalos de 3 horas, pois quanto mais rápido for retirado o carrapato, menor serão os riscos de contrair a doença;

• Utilizar barreiras físicas, como calças compridas com parte inferior por dentro das botas;

• Recomenda-se o uso de roupas claras, para facilitar a visualização dos carrapatos;

• Não esmagar (comprimir) os carrapatos com as unhas pois com isso pode-se liberar as bactérias, que têm capacidade de penetrar através de lesões na pele;

• Aparar o gramado o mais rente ao solo, facilitando, assim, a penetração dos raios solares;

• Usar carrapaticidas nos animais domésticos (cão e gato) e nos animais de criação (bovinos e equinos);

• Cão da cidade que vai ao campo é mais suscetível à doença, portanto, é necessário tratá-lo com produto carrapaticida quando voltar à cidade.

Com informações NSC

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.