Força-tarefa abriga 201 pessoas na primeira noite de frio intenso em Caxias do Sul

Na primeira ação realizada na noite de terça (26) e madrugada de quarta (27), a força-tarefa Unidos Contra o Frio garantiu o acolhimento para 201 pessoas em casas administradas pela Prefeitura de Caxias do Sul e no projeto Hospedagem Solidária, organizado pela Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, junto ao salão da comunidade de Nossa Senhora de Lourdes. Grupos formados por agentes da Fiscalização de Trânsito, servidores da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Consultório de Rua, da Secretaria da Saúde, percorreram vários pontos da cidade, com abordagem de 46 pessoas que dormiam sob marquises ou coberturas de prédios. Destes, somente sete aceitaram o abrigo oferecido. “Conforme orientações reforçadas pelo Ministério Público, a pessoa abordada não pode ser obrigada a ir para o abrigo”, ressalta a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira.

A força-tarefa será mantida nesta quarta e quinta, pois segue a previsão de frio intenso. Nesta quinta, o projeto Hospedagem Solidária estará aberto para os usuários permanecerem durante o dia, com apoio do Restaurante Popular para o almoço.

Nas abordagens, é ofertado aos vulneráveis um local seguro, limpo, aquecido e com alimentação. Nas casas de passagem, também há banho para acolhimento. Na primeira ação, foram distribuídos cobertores e roupas de frio, como agasalhos, jaquetas e calças para aqueles que preferiram não ser encaminhados a abrigos. Os integrantes do Consultório de Rua também aproveitam as abordagens para aplicação da vacina contra a covid-19.

A negativa das pessoas em irem para os abrigos aumenta a necessidade de roupas e agasalhos mais reforçados para o enfrentamento do frio, bem como cobertores e colchões. Na terça, a Legião da Boa Vontade de Porto Alegre doou 200 cobertores, distribuídos dentre as casas de passagem, Centro Pop Rua/Abordagem Social, Hospedagem Solidária e Consultório de Rua. A Cruz Vermelha de Caxias do Sul repassou ao 52 cobertores, travesseiros e lençóis.

A Fundação Caxias reforçou, na manhã desta quarta, a coleta de artigos que estão sendo oferecidos por empresas. Também a Brigada Militar cedeu cinco beliches e 10 colchões para acolhimento do público feminino de pessoas em situação de rua. Quem quiser contribuir pode levar a doação a uma Unidade Básica de Saúde ou Vacinadora (UBS ou UBV) ou diretamente à Fundação Caxias (Rua Sarmento Leite, 2189, Rio Branco).

Entidades envolvidas e telefones de contato

  • Abordagem Social (até 22h): 9 8403.8864 / Plantão (após 22h, finais de semana e feriados): 9 8404.9921
  • Habitação (Departamento de Infraestrutura): 9 8418.4770
  • Defesa Civil: 3218.6341 / Plantão 24h: 9 8404.0778
  • Secretaria de Trânsito: 9 8434.7089
  • Consultório de Rua: 9 9956.9024
  • Restaurante Popular (Projeto Mão Amiga): 3901.1200
  • Guarda Municipal: 153
  • Brigada Militar (12º Batalhão de Polícia): 3204.5250
  • Samu: 192
  • Bombeiros: 193
  • Fundação Caxias: 3223.0528
  • Cruz Vermelha: 9 9900.8611
  • Damas do Bem (Recreio da Juventude): 3028.3555

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.