CONMEBOL libera presença de público nos próximos jogos da Libertadores e Sul-Americana

A Conmebol divulgou neste domingo (11) um documento de intenção para que os jogos de Conmebol Libertadores e Copa Sul-Americana possam receber público a partir das oitavas de final. Os jogos por esta fase das competições começam a partir da próxima terça-feira (13). A informação é da ESPN.

O documento, chamado de “Protocolo de Recomendações para a Volta de Público aos Estádios”, consiste em uma série de recomendações para que as partidas recebam um público ainda reduzido, desde que de acordo com regras sanitárias de cada país da América do Sul. Ou seja, é preciso autorização dos governos dos países para que isso aconteça.

“A Conmebol considera que a volta paulatina do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, motivo para o qual, caso as autoridades nacionais permitam, está autorizada a volta ao público nas competições mencionadas”, explica a Conmebol, em documento.

De acordo com o protocolo, a Conmebol recomenda que apenas pessoas vacinadas ou com teste negativo para COVID-19 tenham acesso aos estádios. Assim, não será permitida a presença de alguém com sintoma da doença (febre, dor de garganta, dificuldade respiratória, por exemplo) ou que tenha tido contato com uma pessoa infectada.

A Conmebol também não recomenda a liberação de menores de 18 anos, mulheres grávidas e pessoas com enfermidades dentro dos estádios. No documento, há orientação que o público seja formado por torcedores em geral, funcionários da organização dos jogos e convidados, desde que todos com máscara.

Para a compra do ingresso, a entidade sul-americana também sugere que os torcedores apresentem um certificado de vacina ou um teste negativo, que deverá ser apresentado para a retirada. No estádio, é recomendável também a separação dos grupos nos setores, além de regras para venda de alimentos e bebidas.

As oitavas de final da Libertadores começam na próxima terça-feira, com os brasileiros Atlético-MG, Fluminense e São Paulo em campo, respectivamente contra Boca Juniors, Cerro Porteño e Racing. Os jogos continuam na quarta (14), com jogos de Flamengo e Palmeiras, e seguem na quinta (15), com o Internacional.

Na Sul-Americana, o primeiro brasileiro a ir a campo é o Grêmio, na terça, contra a LDU. Red Bull Bragantino, na quarta, e Santos, na quinta, completam a semana dos brasileiros. Os jogos de volta das oitavas acontecem na semana seguinte.

Vale lembrar que a Copa América não teve público na maioria dos jogos, mas recebeu uma capacidade reduzida de torcedores na final entre Brasil e Argentina, no Maracanã.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.