Geral

Ciclone trará vento perto ou acima de 100 km/h e risco de transtornos no Rio Grande do Sul

A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone extratropical vai trazer vento forte a intenso com rajadas localmente muito intensas com potencial de transtornos amanhã no ingresso de uma forte massa de ar polar. O sistema de baixa pressão será responsável ainda por provocar sensação térmica muito baixa com percepção de muito frio e também forte agitação marítima na costa do Sul do Brasil.

O ciclone se formou nas últimas horas na costa da Argentina e na manhã deste sábado se encontrava junto ao litoral da província de Buenos Aires. A projeção da MetSul é de que na sequência o sistema se desloque para a foz do Rio da Prata, devendo então mover-se no sentido Leste e Nordeste, posicionando-se a Sudeste do Chuí.

O vento no Rio Grande do Sul vai se intensificar em todas as regiões entre a noite de hoje e o início do domingo, mas, será ao longo deste domingo é que deverá ganhar ainda mais força com rajadas fortes a muito fortes com períodos de vento intenso. Na maior parte do Estado o vento deverá ficar entre 40 km/h e 70 km/h nas rajadas mais fortes.

Como é o comum em ciclone, as rajadas mais intensas devem se dar no Sul e no Leste do Estado ao longo do domingo. As rajadas, em média, devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas o Litoral Sul pode ter vento perto ou pouco acima de 100 km/h em alguns pontos. Porto Alegre deve ter vento de 70 km/h a 80 km/h com rajadas superiores isoladas pela topografia.

Mesma previsão da Capital é válida para cidades mais ao Sul da Grande Porto Alegre e próximas da Lagoa dos Patos como Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba. Em municípios mais ao Norte da região metropolitana, como do Vale do Sinos, por conta do relevo não costuma ventar intensamente em ciclones extratropicais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios