Bombeiros alertam para incêndios iniciados com aquecedores e fogões a lenha; veja orientações

A previsão dos próximos dias indica temperaturas baixas para Santa Catarina. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou orientações para alguns cuidados que devem ser tomados neste período para evitar incêndios.

Segundo o CBMSC, nestes dias é preciso se agasalhar e manter a hidratação consumindo água, chás, além de alimentos que auxiliem no aquecimento do corpo. Já o uso de aquecedores elétricos ou lareiras e fogões à lenha pede alguns cuidados.

Neste ano, já foram registradas 16 ocorrências pelos bombeiros militares envolvendo fogões à lenha e lareiras. Além disso, outras 33 envolvendo aquecedores ou cobertores elétricos. Os dados são da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, levantados desde o primeiro dia do ano até esta segunda-feira, 28.

Evite acidentes

Os bombeiros lembram que ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso manter o ambiente ventilado. Isso é necessário para a renovação do ar e evitar casos de asfixia, que podem levar a morte. Ao utilizar o equipamento o oxigênio do local é consumido e pode causar intoxicação com monóxido de carbono.

Além disso, eles falam para jamais manter um aquecedor elétrico ligado na tomada enquanto toma banho, ou utilizar recipientes com álcool e fogo. Segundo os bombeiros, esta prática é extremamente perigosa, tanto pelo risco de incêndio, quanto para queimaduras. E destacam que é necessário cuidado também com a manipulação de produtos e recipientes quentes.

Cobertores elétricos

Com a chegada do frio a utilização dos cobertores elétricos aumenta, e é necessário seguir algumas precauções para evitar acidentes e até mesmo incêndios. Conforme os bombeiros, o cobertor não deve ser molhado, dobrado ou perfurado. Isso serve para evitar que a fiação, que fica na parte interna, seja danificada.

Eles também destacam que não se deve dormir com o cobertor ligado. A indicação é que se utilize o equipamento para aquecer a cama e depois ele deve ser desligado da tomada. Além disso outros cobertores não devem ser colocados em cima para evitar superaquecimento.

Outras dicas em relação aos cobertores são a verificação do selo Inmentro, leitura do manual de instruções, monitorar a utilização feita por crianças e idosos e jamais esquecer o equipamento ligado na eletricidade

Dicas de segurança

Em relação a aquecedores, o CBMSC recomenda que seja verificado o local de instalação. Ele deve ser distante de cortinas, estofados, móveis e demais materiais inflamáveis. Os bombeiros também relembram que não se deve colocar nenhum objeto em cima do equipamento.

Antes de ligar qualquer aquecedor é necessário verificar se são compatíveis com a voltagem e se não precisam de manutenção e/ou limpeza. Além disso é recomendado que se verifique o certificado do Inmetro.

Quando o assunto é criança e idoso, os bombeiros indicam que uma distância segura de lareiras e fogões a lenha deve ser mantida. Nas lareiras devem ter tela metálica, com malha entre 2 e 5 mm de espessura para evitar que as fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.

Também é recomendado o uso de material próprio para a queima e que não seja colocada lenha em excesso. Os bombeiros reforçam para nunca deixas o local sem se certificar que o fogo está extinto. E recomendam que preferencialmente seja utilizado um anteparo não combustível na frente de fogões e lareiras.

As lareiras que utilizam combustível líquido, popularmente chamadas de lareiras ecológicas, exigem muito cuidado com as recomendações dos fabricantes. Conforme a CBMSC “Nunca manuseie a sua lareira ecológica com o equipamento quente, uma vez que essa situação pode ocasionar uma explosão”.

Por último, antes de acender lareiras e fogões a lenha, é preciso verificar a instalação das chaminés, se estão em perfeitas condições e em locais seguros.

Fonte: O Município Blumenau – Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros Militar SC

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.