A potencialidade e a beleza da citricultura em Protásio Alves

São milhares de pés de laranjeiras e bergamoteiras cujos frutos colorem as belas paisagens de Protásio Alves. Além da beleza, ali floresce também a economia

São milhares de pés de laranjeiras e bergamoteiras cujos frutos colorem as belas paisagens de Protásio Alves. Além da beleza, ali floresce também a economia.

Começamos com cítricas em cinco hectares e fumo em dois. Deixamos a fumicultura e investimos na citricultura e chegamos à atual área com 7 mil pés. Nos sete hectares onde as plantas estão prontas para produzir, a expectativa é de colher mais de 100 mil quilos de frutas/ano – comenta Maicon.

Na mesma comunidade, os produtores Adelar e Rafael Sostisso, pai e filho, cultivam bergamoteiras em 4,5 hectares que produzem em média 60 mil quilos/ano.

Maicon e Rafael consideram a fruticultura uma excelente opção de atividade econômica. A produção é comercializada com cooperativas e distribuidores.

Segundo o engenheiro agrônomo João Cardoso, em Protásio Alves 15 produtores atuam com o cultivo de laranjeiras em 29,8 hectares, onde produzem as variedades valência, monte parnasso, céu e bahia. As bergamoteiras atingem uma área maior: 31,3 hectares nos quais 15 produtores cultivam as variedades murgott, ponkan, caí, pareci, montenegrina e montenegrina rainha.

Os produtores contam com o apoio do Município através de programas específicos como o subsídio à aquisição de mudas e aquisição de equipamentos em grupo.

Fotos: Sonia Reginato

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.