Vídeo mostra meteoro sobrevoando o céu do Sul do Brasil

A noite virou dia com o brilho de um meteoro que caiu sob o céu do Sul do Brasil na noite desta quinta-feira (4). Em Santa Catarina, o fenômeno pode ser visto em duas cidades: Monte Castelo, no Planalto Norte, e em Tangará, no Meio Oeste.

Segundo Jocimar Justino, dono da estação no Planalto Norte, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), em alguns lugares do país, o brilho foi tão intenso que, por instantes, transformou a noite em dia. O principal local onde essa claridade pode ser vista foi Balneário Jardim do Éden, no Rio Grande do Sul.

De acordo com as análises da Bramon, o meteoro atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 57,3º em relação ao solo e começou a brilhar a 75,9 km de altitude. Em seu momento mais luminoso, ele atingiu a magnitude -12.5, o equivalente ao brilho de uma lua cheia.

Em Monte Castelo, segundo Jocimar, o meteoro caiu na direção Sul por volta das 19h10.

Ainda segundo a Bramon, análises iniciais apontaram que ele foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 kg de massa, que foi, em grande parte, vaporizado durante a passagem atmosférica. É possível, também, que algo em torno de 10% dessa massa tenha chegado ao solo na cidade de Tramandaí, também no Rio Grande do Sul.

Com informações do Portal NDmais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.