Tacchini ultrapassa a marca de 150% de ocupação em leitos de UTI

Instituição possui, neste momento, 151,1% de lotação

O aumento nos dados epidemiológicos volta a ser observado no Rio Grande do Sul. Como consequência desse contexto, o índice de ocupação em leitos de UTI começou a crescer. Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, registra 151,1% de lotação nesse setor. A maioria dos internados, 80,9%, está positivado para a covid-19.

Em retrospectiva, constata-se que entre os dias 02 e 13 de maio a lotação ficou entre 80% e 90%. O aumento começou no dia 14, quando a ocupação chegou aos 100%. A instituição estava com um quadro mais favorável após operar mais de três meses com índices acima do máximo. Após o início de colapso, a situação agravou-se diariamente, até chegar no quadro crítico observado neste momento.

Ao total, 68 pacientes estão internados nesse tipo de leito. A maior ocupação é registrada em leitos privados, que está com 177,3% de lotação. Já as vagas SUS estão 126,1% em uso. Neste momento, 88% dos leitos de UTI estão ocupados no Rio Grande do Sul. Na macrorregião da Serra Gaúcha, a lotação está em 102,6%.

Informações Studio

Colapso nas estruturas do hospital

O Hospital Tacchini anunciou no dia 02 de junho um novo colapso em sua estrutura diante do alto número de atendimentos e pessoas internadas. Diante dessa situação, todos os pacientes que precisarem de atendimento pelo SUS devem se dirigir a UPA 24h do bairro Botafogo. Pacientes de outros convênios em situação de urgência e emergência podem procurar o Pronto Socorro do Tacchini.

Em nota oficial, o hospital informou que a situação de colapso já foi comunicada ao Conselho Regional de Medicina do RS, à prefeitura, à coordenação estadual de regulação de leitos, ao SAMU, à UPA 24h, à 5ª coordenadoria regional de saúde e ao Ministério Público. “Pedimos à população que, neste momento, evite procurar o hospital em situações não urgentes”, ressaltou o Tacchini em nota.

Conforme a prefeitura de Bento, o prefeito Diogo Siqueira está reunido neste momento com o Gabinete de Crise para analisar ações. “A equipe da UPA está preparada para receber os pacientes, e a secretaria da Saúde não medirá esforços para atender todos. O ambulatório fast track está sendo ampliado, e equipamentos e insumos foram comprados. Seguiremos em contato com o Hospital neste momento de dificuldade”, afirmou.

Informações Portal Serranossa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.