Suinocultores de Protásio Alves são premiados nas modalidades terminação e creche

Mais uma vez, o setor primário da economia de Protásio Alves é destaque. Agora, são os suinocultores integrados à Seara Ana Rech, empresa do grupo JBS, que têm seu desempenho premiado analisando a conversão alimentar ajustada nas modalidades terminação e creche na cadeia produtiva do setor.

Modalidade terminação

Os produtores Dionísio e Deniz Turani têm granja na Linha Oitava Turvo, atuam na suinocultura há 20 anos e no universo de 434 produtores da Seara Unidade Ana Rech, conquistaram o troféu Super Agro 2020 e premiação em dinheiro de R$ 8 mil. Eles também receberam o certificado de primeiro lugar referente ao mês de novembro de 2020.

Pai e filho, Dionísio e Deniz, mantêm 450 animais por lote em um galpão. Por ano, são cerca de 3 lotes.

Na comunidade Campo Alto, a granja da família Lorenset obteve o primeiro lugar no mês de março de 2021. Agenor, Eva, Fernanda e Cassiano atuam na suinocultura há seis anos e, em dois galpões, alojam 1.440 suínos por lote. A pequena Isadora já acompanha a atividade.

 Os irmãos Adair e Ademir Gotardo também foram premiados: conquistaram o terceiro melhor resultado em fevereiro de 2021. Na capela São José, eles atuam no ramo há seis anos e mantêm mil suínos a cada lote em dois galpões.

Na Linha Nona Turvo, a granja de Isaías Prigol também foi premiada por desempenho mensal: segundo lugar em abril de 2019 e terceiro lugar em novembro de 2020. O filho Márcio relata que atuam na área desde o ano 2000 e, em dois galpões, alojam 920 animais por lote.

A premiação por desempenho mensal consiste em certificados e brindes. Os suinocultores de Protásio Alves são unânimes em afirmar que a premiação é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos produtores e equipes técnicas e incentivo para manter a qualidade.

Modalidade creche

A família Cecchin, no Campo Alto, atua no ramo da suinocultura há 22 anos e mantém em dois galpões, 1.500 suínos em cada. A granja de Darlei Cecchin recebeu o destaque mensal em novembro de 2019 e em dezembro de 2020. O trabalho na granja é desempenhado pelo pai de Darlei, o Valmor, e um funcionário.

Na Linha Nona Turvo, uma das paredes de acesso à granja de Amarildo Rosin apresenta vários certificados de premiações mensais dos anos de 2017 e 2018. O mais recente foi conquistado em janeiro de 2021 obtendo o primeiro lugar. Em um galpão são mantidos 1.290 suínos por lote. O trabalho é realizado por Setembrino Gonçalves e mais um funcionário.

O prefeito de Protásio Alves, Itamar Girardi, ressalta que o reconhecimento aos suinocultores é importante e que o Município mantém políticas de incentivos à produção primária.

– O Município reconhece a importância de todos os segmentos econômicos – comenta o prefeito.

A saber

O lote responsável pela unidade de creche faz os primeiros cuidados do animal, lá eles entram após o desmame com 8 Kg e permanecem por 42 dias até atingir média mínima de 20 Kg cada, o suíno sai da creche com idade média de 64 dias de vida.

O lote onde ocorre a terminação é responsável por engordar o animal e compreende a saída dos suínos da creche até a fase de abate, com peso vivo final entre 100/120 Kg. Os suínos entram na terminação com média de idade de 63 dias e saem após 114 dias de alojamento.

Fotos: Sonia Reginato/C+C

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.