Operação Aureum combate crimes contra a fauna, como pesca ilegal e caça ilegal de animais silvestres na região de Encantado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), nesta quinta-feira (10/06), deflagrou a Operação Aureum, no combate a crimes contra a fauna na região de Encantado. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Encantado, Muçum e Doutor Ricardo.

Segundo a delegada Marina Goltz, as ordens judiciais foram cumpridas nos endereços residenciais dos investigados para reforçar a autoria e materialidade dos delitos. A investigação refere-se a inquérito policial que tramita na Delegacia do Meio Ambiente do Deic que apura denúncia de pesca ilegal com instrumentos irregulares e de pescados proibidos, qualificados como ameaçados de extinção no RS, como o dourado, que dá nome à operação em latim.

A denúncia ainda aponta que os investigados realizam caça ilegal de animais silvestres com armas de fogo e intimidam a população ribeirinha para tolerarem a prática dos crimes de caça e pesca ilegal. 

Durante a operação, foram apreendidas redes não permitidas para pesca, arbalete, armas de pressão, silenciadores, um revólver calibre 32, carabina fuzil calibre .22, munições calibre .32, espingardas, aves silvestres sem anilhas, celulares, pescados ilegais, documentos, diversas carnes de caça de animais silvestres, petrechos para recarga e barcos com motores.

Foram presas cinco pessoas em flagrante, sendo três homens na cidade de Muçum, os quais responderão pelo artigo 16 da Lei 10.826, dois  homens em Doutor Ricardo, os quais responderão pelo artigo 12 da Lei 10.826.

Os investigados poderão responder pelo crime previsto no art. 34 da Lei 9.605/98, com pena de detenção de um ano a três anos ou multa.

A operação conta com o apoio de diversas equipes da Polícia Civil, bem como funcionários do IBAMA, SEMA – Sec. do Meio Ambiente do RS e da ARPA (Associação Riograndense de Proteção aos Animais).

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.