Dia Nacional da Imprensa: conheça a história da data

Essa data começou a ser celebrada oficialmente por força da lei 9831/99, sancionada pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso

Nesta terça-feira, dia 1º de junho, comemora-se o Dia Nacional da Imprensa. Essa data começou a ser celebrada oficialmente por força da lei 9831/99, sancionada pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Até 1999 o Dia Nacional da Imprensa  era comemorado em 10 de setembro, data que começou a circular no país o primeiro jornal publicado em terras brasileiras, Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808.

Publicado duas vezes na semana, o periódico era basicamente voltado para divulgação de comunicados do governo e informes sobre a política internacional . O primeiro editor foi  o Frei Tibúrcio José da Rocha, e o primeiro redator foi Manuel Ferreira de Araújo Guimarães. A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio e deixou de circular em dezembro de 1822.

Leia o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro Conheça a Lei 9831/99, que estabelece, em todo o País, a data de 1º de junho de cada ano para as comemorações do Dia da Imprensa.

Informações da Biblioteca Nacional

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.