Cerca de 60% dos alunos da rede municipal de Veranópolis apresentam defasagem no aprendizado

O dado é ainda preliminar, sendo uma projeção do que apontará o quantitativo final do estudo, que foi realizado nas escolas

O levantamento preliminar do estudo realizado junto aos alunos da rede municipal de ensino de Veranópolis apresenta dados alarmantes. Segundo a pesquisa, que foi realizada entre o final de maio e início de junho deste ano, cerca de 60% dos alunos possuem lacunas no domínio do currículo da série, ou seja, apresentam defasagem no aprendizado em decorrência do ensino remoto. Isso se evidencia dos anos iniciais até os anos finais do ensino fundamental. O percentual, contudo, varia nas turmas e escolas.

Para sanar essa problemática, a Secretaria de Educação já começou a implementar um sistema de reforço escolar avançado nos educandários. Em linhas gerais, em cada escola, haverá a presença de uma extensão do Nutra (laboratório de aprendizagem) e do Pradies (Programa de Desenvolvimento Integral ao Educando), que darão suporte e auxílio no preenchimento das lacunas de aprendizado estabelecidas para os jovens. As atividades serão desenvolvidas como um complemento ao ensino regular e terão foco na matemática e no português.

– Nós temos que nos empenhar em estar fazendo com que a gente consiga recuperar isso na criança. Nós vamos conseguir, as aprendizagens se recuperam, elas retornam, existe um tempo para isso, claro. Mas o importante é observar onde estão essas lacunas de de aprendizagem e é isso que estamos fazendo – pontua a secretária de Educação, Izabel Cristina Durli Menin.

A pesquisa desenvolvida nas escolas, assim, surgiu como um diagnóstico do problema, sendo importante para guiar as soluções. Como início da implementação, a Secretaria encaminhou à Câmara um projeto de lei que autoriza a contratação de mais profissionais da educação. A pauta foi aprovada pelo Legislativo e o processo seletivo para essa situação já foi finalizado. O próximo passo é organizar a implementação do projeto.

A pesquisa

Foram avaliadas 442 crianças, de forma individualizada, das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A aplicação dessa avaliação foi conduzida pela Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e pelo Pradies. Os testes iniciaram no dia 19 de maio e se estenderam até o dia 04 de junho.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.