Veranópolis passa a marca de três mil casos positivados para a covid-19 desde o início da pandemia

Até o momento, 3.007 veranenses foram acometidos pelo vírus, quantidade que representa 11,3% da população total

Na quarta-feira, dia 05 de maio, Veranópolis ultrapassou a marca de três mil casos positivados para a covid-19 desde o início da pandemia. O número foi informado no boletim epidemiológico da data referida. Até o momento, 3.007 veranenses foram acometidos pelo vírus, quantidade que representa 11,3% da população total. Desses, 2.911 se recuperaram e 43 perderam sua vida para a doença.

A escalada de aumento para que a cidade atingisse essa marca foi rápida. O município havia registrado mil casos no dia 15 de dezembro, há cerca de seis meses, e hoje o número triplica.

Análise dos números

Ao comparar os índices de Veranópolis com a macrorregião da Serra Gaúcha, mais precisamente, com a região Vinhedos e Basalto, da qual faz parte, observa-se que os números da cidade não estão ultrapassando a realidade do seu contexto.

Em uma comparação simples, municípios como Carlos Barbosa (29.833 habitantes), Guaporé (25.727 habitantes) e Nova Prata (25.559 habitantes), que aproximam-se consideravelmente da população de Veranópolis, apresentam números de positivados muito semelhantes a da Terra da Longevidade – respectivamente 3.351; 3.308 e 3.148. Assim sendo, pode-se analisar que, sim, o número é expressivo no município veranense, entretanto, não foge a realidade da região.

Focando na microrregião, outro cálculo interessante pode ser realizado. Veranópolis possui 6,85 vezes mais população que o município de Cotiporã, 9,75 vezes mais habitantes que Fagundes Varela e 7,8 vezes mais população que Vila Flores. A partir desses indicadores, se multiplicados os números de casos positivados nos municípios pela diferença populacional com Veranópolis, poderá se observar que a realidade das cidades menores está semelhante a da Terra da Longevidade. O número de positivados é menor, assim, por conta da população.

Retrospectiva da pandemia no município

A partir da metade de março de 2020, o coronavírus começou a chegar perto de Veranópolis. No dia 20 do mês três o primeiro boletim epidemiológico foi divulgado. Na época, contabilizando apenas os atendimentos na Unidade Sentinela, a qual foi criada especialmente para atender casos respiratórios.

No dia 11 de abril, porém, o primeiro caso de covid-19 foi confirmado. O paciente foi um senhor de 63 anos, caminhoneiro, que contraiu o vírus de fora do município. Depois dele, 3.006 pessoas já contraíram a doença, oito meses se passaram e muita coisa aconteceu. Medidas restritivas foram implementadas, estabelecimentos foram fechados e posteriormente abertos, isto é, muita instabilidade permeou os dias e os meses de 2020.

Todo esse processo, além disso, aconteceu em conjunto com as normativas implementadas pelo governo estadual. Reuniões e diálogos foram travados pelo Poder Público para adotar as medidas mais prudentes diante do vírus, que por muito tempo e até hoje, não é totalmente conhecido.

Em julho, no dia 14, o primeiro óbito foi registrado no município. Um homem, de 61 anos, foi a vítima. Depois dele, outras 42 pessoas faleceram por conta dessa enfermidade.

Neste momento, após o colapso no sistema de saúde registrado em março e um abrandamento dos índices epidemiológicos em abril, o que se observa é uma nova crescente neste mês de maio. Por conta desse cenário, medidas mais restritivas começaram a ser implementadas na cidade, para barrar o avanço da covid-19. Atualmente, a cidade conta com 68 casos ativos do vírus.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.