Veranópolis participa de reunião sobre citricultura

Na quarta-feira, 12 de maio, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, Fernando Fracaro, participou de uma reunião com a Câmara Setorial de Citricultura. Foram discutidos assuntos relacionados com a cultura, o relato da safra passada, principais regiões e municípios produtores, zoneamento climático para a cultura e perspectiva para a próxima safra de citros.

Com relação a produção, Veranópolis está relacionado como 7º maior município gaúcho produtor de bergamotas. O Estado do Rio Grande do Sul apresenta 4 regiões distintas produtoras de citros, sendo uma no Alto Uruguai, onde se relatou uma redução de 30% para produção de laranja e bergamota, isso em função de duas fases de estiagem, uma ocorrida em 2020 e outra em 2021. Nas regiões de Montenegro, Fronteira Oeste e Serra, a perspectiva de produção está na média com a safra normal. Entretanto, em algumas localidades, as plantas apresentaram mais de uma florada e, consequentemente, podem apresentar diferentes pontos de colheita, o que pode ser prejudicial para a formação do fruto.

Também foi relatado o aumento do valor recebido pelos produtores das frutas que seriam descartadas durante o raleio de bergamotas, agregando receita às propriedades. Essas frutas possuem o destino da extração dos óleos essenciais. Com respeito ao consumo, uma questão abordada é que mundialmente o consumo de suco de citros está diminuindo, aumentando o consumo de suco de uva. No Brasil, mais especificamente em função de apresentar altos índices de vitamina C, o consumo da fruta in natura ou na forma de suco aumentou devido à pandemia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.