Projeto de lei propõe a criação do Selo Unidade de Saúde Amiga do Idoso, no Rio Grande do Sul

A ideia da medida partiu do HCSPL, de Veranópolis

O Hospital São Peregrino Lazziozi, de Veranópolis, de forma pioneira, leva para discussão estadual a consolidação do Selo Unidade de Saúde Amiga do Idoso. A instituição, que há três anos adere ao programa “Hospital Amigo do Idoso”, busca a certificação, por meio de um selo oficial do trabalho que vem desenvolvendo. Para isso, um projeto de lei está sendo encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Atualmente, no RS, o selo não existe. A partir do diagnóstico dessa falta, o hospital entrou em contato com o Legislativo do Estado, por meio do deputado estadual Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE), propondo a criação de um regramento que dispõe sobre a criação dessa oficialização. A medida foi acatada pelo legislador, que transformou a ideia em um projeto de lei, o qual será votado pelos deputados. Caso aprovado, a pauta vai para o Executivo, que realizará a execução do projeto.

A ideia do HCSPL, também, gerou outros frutos. O projeto fomentou o debate sobre a longevidade em âmbito estadual. Assim, uma possível expansão do programa “amigo do idoso” começou a ser planejada pela Secretaria de Saúde do RS. O plano, que ainda está sendo estudado, baseia-se na criação da primeira Unidade Básica de Saúde Amiga do Idoso do Estado. Veranópolis, por ser pioneira nos estudos e trabalhos sobre a longevidade, sediará a UBS, se o projeto for efetivado. Esse anseio foi externado em uma reunião realizada no HCSPL, na última sexta-feira, dia 14, que tratou sobre os trabalhos desenvolvidos em Veranópolis, em prol do tema.

A ideia do hospital de Veranópolis de implementar medidas que tornem o atendimento aos longevos mais adequado, foi baseado numa política pública efetivada no Estado de São Paulo e é pioneiro no RS. Hoje, três anos após o início da execução do programa, ele está em sua fase final de organização. Com isso, a casa de saúde já preencheria os critérios necessários para receber o título de Hospital Amigo do Idoso, oficialmente.

Se consolidado, o selo qualificará o atendimento específico aos idosos em hospitais, clínicas, entre outros órgãos de saúde pública e privada, melhorando o acesso e a utilização desses serviços.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.