Notícias

No mês de abril, Veranópolis teve apenas 11,8 mm de precipitação acumulada

O fato gera reflexos no Arroio Retiro, que apresenta baixa em seu manancial

O mês de abril de 2021 entrará negativamente para a história. Neste período de tempo apenas 11,8 mm de precipitação foi registrada em Veranópolis, sendo o montante mais baixo desde 2009, quando houve a contabilização de 5,4 mm.

Os valores geram alerta sobre o fornecimento de água no município. O Arroio Retiro já apresenta baixa em seu manancial, fato que gera preocupação para a Corsan, responsável pela distribuição de água na cidade veranense, em Nova Prata e Vila Flores.

Diante desse cenário, o pedido da Companhia é para que a população dessas três localidades promova o uso consciente da água. Até o momento, não há previsão de racionamento, mas caso a situação não seja controlada em seu princípio, pode evoluir de forma negativa.

– Seria interessante que as pessoas pudessem, de alguma forma, reduzir um pouco o consumo e fazer o consumo um pouco mais consciente, para que possamos passar por esse período de forma mais tranquila – afirma o gerente da Corsan de Veranópolis, Dilnei Duarte.

Em relação ao papel da Corsan, a companhia já está modificando o ponto de captação de água junto ao Arroio, bem como, realizando tratativas internas para garantir o abastecimento, porém, o apoio da comunidade é ímpar para conter o avanço da estiagem.

O Arroio Retiro, neste momento, abastece as três cidades, que juntas, totalizam 57.577 habitantes. A obra de captação de água do Rio da Prata, que garantirá autonomia ao município pratense, está em sua fase final, porém, ainda não está operando, fato que mantém a dependência de Nova Prata em relação ao Retiro. A estiagem nesta época do ano é rara, visto que, os momentos mais críticos de falta de água costumam ocorrer entre janeiro e março.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios