No Dia da Cavalaria, Brigada Militar ganha 23 novos soldados especializados na atividade

Uma parceria de força, habilidade e confiança que traz superioridade para as ações das forças de policiamento ostensivo. Assim é a aliança centenária entre policiais militares e cavalos, que cumpre papel fundamental nas atividades de proteção social pela Brigada Militar (BM) e é celebrada nesta segunda-feira (10/5), Dia da Cavalaria, com a conclusão da especialização de 23 soldados formados no final do ano passado. Uma nova turma com 22 futuros cavalarianos inicia a preparação nos próximos dias.

Na última sexta-feira (7/5), eles realizaram a última atividade do curso de cerca de 40 dias, com uma incursão de instrução pelo Morro da Polícia, em Porto Alegre. A partir de agora, estão aptos a se unir ao restante do efetivo montado nas ruas do Estado. Atualmente, a corporação tem 348 cavalos especialmente cuidados e preparados pelo Centro de Estudos, Treinamento, Reprodução Animal e Preservação Ambiental (Cetrapa) da BM, em Itaara, na Região Central.

A data comemorativa faz alusão ao nascimento do marechal Manuel Luís Osório, o Marquês do Herval, em 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, hoje o município de Tramandaí, que fez história em frentes de batalhas cavalarianas no século 19. Na BM, a incorporação de cavalos para auxiliar no policiamento ostensivo remonta a 1913.

dia da cavalaria
No Dia da Cavalaria, BM ganha 23 novos soldados especializados na atividade – Foto: Grégori Bertó/SSP

Ao longo dos anos, o trabalho com equinos foi se fortalecendo e adquirindo papel cada vez mais relevante nas atividades da corporação, mas até 1989 a incorporação dos animais se dava de forma descentralizada. Naquele ano, a BM começou a formação de uma estrutura para a criação de equinos, com a construção de cocheiras para garanhões, baias para maternidade, laboratório para reprodução e piquetes para manuseio dos animais.

Em 2002, foi estruturado o criatório de equinos do 1º Regimento de Polícia Montada, em Santa Maria, visando à reprodução gradual e sistemática do plantel equino. Cinco anos mais tarde, o criatório deu origem ao Cetrapa, que tem como responsabilidade a criação, distribuição, reposição e substituição dos equinos que serão destinados para outras unidades da BM.

O centro tornou-se um haras de referência na linhagem do cavalo da raça Brasileiro de Hipismo, ideal para o emprego no policiamento montado em razão de suas características, como porte, estatura, docilidade, lealdade, franqueza, rusticidade e coragem, entre outras.

De acordo com a médica veterinária do Cetrapa, capitã Paula Cardoso, o treinamento dos animais inicia-se logo depois do parto das crias. “Após anos de observação, identificamos que é de extrema importância que, desde o nascimento dos equinos, crie-se um vínculo entre o homem e o animal. Este tipo de treinamento é conhecido como imprinting. O animal é acariciado, erguem-se os membros, administra-se vitaminas orais. Logo começa o ensinamento de subida e descida de caminhões. Posteriormente, quando o animal atinge os três anos, inicia-se a doma”, detalha a capitã.

Depois de domados, os cavalos e éguas estão prontos para começar um cuidadoso treinamento específico para o policiamento montado, no qual os animais irão se acostumar com as movimentações em áreas urbanas e de grande público, superação de obstáculos, estampidos de tiros, fogo e as mais diversas situações enfrentadas na rotina de ação da cavalaria.

A BM mantém hoje quatro Regimentos de Polícia Montada: Santa Maria (1º RPMon), Santana do Livramento (2º RPMon), Passo Fundo (3º RPMon) e Porto Alegre (4º RPMon), que tem vinculação técnica com o pelotão de polícia montada do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Caxias do Sul.

Todo o efetivo de cavalarianos realiza, além do curso básico de policial militar, a capacitação específica para a atividade montada. Ao longo da especialização, os soldados – muitos deles antes nunca tiveram contato com um cavalo – aprendem todas as técnicas de trato e cuidado com o animal, montaria e manobras nas diversas atividades em que a cavalaria é chamada a atuar.

Segundo o comandante do 4º RPMon, tenente-coronel Cláudio de Azevedo Goggia, o emprego de uma tropa montada tem inúmeras vantagens. “Não existe um processo de policiamento com mais ostensividade do que o policial montado, pois, devido à sua projeção mais elevada, ele se torna visível para a população, multiplicando a sensação de segurança pela presença policial e servindo como inibidor de conduta ou ação criminosa. Da mesma forma, o cavalo permite ao policial um campo de visão ampliado por encontrar-se em posição superior à das demais pessoas, e isso possibilita ver e ser visto mesmo em distâncias maiores”, explica Goggia.

policiamento a cavalo
No policiamento, os cavalos agregam força, imponência e ampliam o campo de visão dos policiais – Foto: Grégori Bertó/SSP

Outro ganho, acrescenta o oficial, é o efeito psicológico do emprego do policiamento montado, que tem dupla finalidade. Em ações repressivas, a imponência do animal leva todos a respeitarem sua atuação. Por outro lado, o cavalo propicia também aproximação com a comunidade na rotina de patrulhamento, em que muitas pessoas buscam interagir com o animal, em especial as crianças.

O policiamento montado da BM também contribuiu com a comunidade por meio da capacidade terapêutica desses animais. Em parceria com o Instituto-Geral de Perícias, os equinos são utilizados em atividade de equoterapia, que auxiliam o trabalho de perícia psíquica com crianças e adolescentes vítimas de abuso ou que presenciaram crimes violentos. Após sessões de passeio com os animais, elas criam um vínculo afetivo com o perito e sentem mais tranquilas e confortáveis para relatar o que viram. Muitas vezes, esses relatos são evidências-chave e até únicas para a resolução de investigações.

Conforme o tenente-coronel Goggia, o poder repressivo em ações de choque é outra característica representada pela força da relação homem-cavalo. Por vezes, somente a aproximação da tropa já é suficiente para evitar a imposição de dispersão de distúrbios civis, que acaba ocorrendo de forma espontânea. Em tais situações, um policial militar a cavalo equivale a 10 policiais militares a pé. A cavalaria presta apoio à tropa de choque convencional como recurso diferenciado dentre os meios existentes para restabelecer a ordem em manifestações não pacíficas e tumultos de natureza variada.

A facilidade do animal em transpor obstáculos e transitar em locais de difícil acesso, bem como sua velocidade e flexibilidade, apresenta mais um grande benefício da tropa de cavalaria, o que permite seu emprego em locais e terrenos variados.

A montaria também amplia de forma exponencial a mobilidade do policial, possibilitando que ele percorra uma grande área de policiamento em tempo e com desgaste físico muito menores. Essa combinação de vantagens torna o policiamento montado capaz de ampliar a área de responsabilidade e de segurança das guarnições, com número bem mais reduzido em comparação com o patrulhamento a pé, possibilitando também economia de efetivo.

De acordo com o tenente-coronel Goggia, na realização do policiamento montado, o cavalo e o policial devem formar um conjunto harmônico que ofereça conforto, eficiência e segurança no desenvolvimento das atividades. “Ambos devem se sentir seguros com a parceria, sendo importante neste aspecto instrução, preparação do patrulheiro montado e utilização de um cavalo especificamente preparado para este fim”, afirma o comandante do 4º RP Mon.

Assim como os policiais militares, os cavalos também se aposentam. Nota de instrução da BM determinou em 18 anos a idade limite ideal para o animal encerrar a sua carreira de trabalho. Os equinos aposentados retornam dos regimentos para o Cetrapa, onde vivem soltos e continuam recebendo os mesmos cuidados médicos e alimentares, e podem aproveitar a vida no campo em liberdade.

cavalos aposentados
O Cetrapa também é o lar dos que se aposentam, ao atingir a idade limite de 18 anos – Foto: Divulgação Cetrapa

Após aposentados, os animais podem ser doados. A prioridade é que o donatário seja o policial que por tantos anos fez dupla com o animal. Caso não haja condições ou interesse, o cavalo pode ser doado para um civil ou uma organização sem fins lucrativos. Entre as condições obrigatórias para a doação, consta que o animal deve permanecer o resto da vida sob cuidados do tutor – não pode ser vendido, doado para outra pessoa ou utilizado para trabalhos ou atividades que visem lucro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.