Maioria do comércio veranense está fechado na manhã deste sábado

Situação decorre do feriado do Dia do Trabalhador

O comércio veranense está, majoritariamente, com suas portas fechadas na manhã deste 1º de maio. O motivo são os impasses legais impostos nas atividades dos funcionários no Dia do Trabalhador, celebrado hoje. O movimento abaixo do normal foi a consequência do não funcionamento dos estabelecimentos.

O cenário, porém, não é o desejado pela maioria dos lojistas. Por conta das penalizações sofridas pelo setor, por conta da pandemia, e com a proximidade do dia das mães, grande parte dos empreendedores possuíam o anseio de trabalhar, mas esbarraram na possibilidade legal. Segundo a Lei 11.603/2007, o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral só pode ocorrer sob aval de convenção coletiva de trabalho, ou seja, acordos precisam ser consolidados entre lojistas e sindicato para que atividades sejam desenvolvidas.

Diante desse contexto, a Associação Comercial e Industrial de Veranópolis (ACIV) e o Sindilojas de Nova Prata, representantes dos lojistas do município veranense e da região, tentaram a mediação junto aos sindicatos dos trabalhadores, solicitando a abertura. Contudo, não houve sucesso no acordo e, por isso, o trabalho com a presença de funcionários não está permitida.

Os empreendedores poderiam realizar a abertura sem a presença dos funcionários ou organizar tratativas de forma individual com os sindicatos, porém, esse não foi o movimento observado pela maioria dos veranenses.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.