Gabinete de Crise confirma três novos Alertas no Sistema 3As

Região da Serra Gaúcha recebeu um novo aviso, mas essa notificação, diferentemente do alerta, não obriga a localidade a realizar nenhuma alteração de conduta

Em reunião na manhã desta quinta-feira, dia 20 de maio, o Gabinete de Crise avaliou as recomendações feitas pelo GT Saúde e confirmou a emissão de três dos quatro novos Alertas do Sistema 3As de Monitoramento sugeridos pela equipe técnica. Com isso, as regiões Covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana devem ser comunicadas ao longo do dia sobre a necessidade de adotar medidas para conter o avanço da pandemia.

Essas três regiões já haviam recebido Avisos da equipe técnica estadual na última terça-feira, dia 18, e, devido à piora em indicadores da pandemia, o entendimento do governo foi pela necessidade de formalizar o pedido para que as regiões Covid passem para a Ação.

O GT Saúde também havia recomendado um quarto Alerta, para a região de Erechim, mas o Gabinete de Crise definiu pela emissão de Aviso para a associação regional e seus respectivos municípios.

As três regiões que receberam novos Alertas nesta quinta também terão 48 horas para se reunirem e apresentarem suas medidas. Os comunicados serão feitos oficialmente durante o dia, e o prazo só começa a contar após todas serem informadas.

Dentro do fluxo dos 3 As (Aviso, Alerta e Ação), o Gabinete de Crise já aguarda os planos de Ação compatíveis com a situação epidemiológica apontada nos cinco Alertas emitidos na terça-feira (18/5) para Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo. Conforme o fluxo no novo sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, se encerra às 15h desta quinta-feira (20/5) o prazo de 48 horas para que essas cinco associações regionais e respectivas prefeituras apresentem suas propostas de Ação.

Se a resposta de cada região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

Além disso, a reunião do GT Saúde realizada na terça-feira (18/5) apontou pela necessidade de emitir um Aviso para a região de Bagé e um novo Aviso para Caxias do Sul, que já havia recebido a emissão na reunião anterior. Como não dependem da deliberação do Gabinete de Crise, os Avisos já serão emitidos pelo Estado às associações regionais e prefeituras.

“Lembrando que, agora, o Estado tem oito regiões em situação de Alerta entre as 21 regiões Covid, e que pelo menos outras oito já receberam Avisos. Diante dessa situação, é importante que a população não relaxe nos cuidados, que, inclusive, redobre as medidas de precaução, como uso da máscara, do álcool em gel, ventilação dos ambientes e, principalmente, evite aglomerações”, destacou o governador Eduardo Leite em vídeo divulgado após a decisão do Gabinete de Crise quanto aos novos comunicados.

“Estamos observando em outros Estados, como o Paraná, e na região, como Argentina e Uruguai, um aumento de casos, por isso é importante que todos se cuidem. Podemos estar diante de um crescimento no número de casos em todo o Estado, o que neste momento foi especialmente detectado nestas regiões, mas é importante que todos possam se cuidar, de si mesmos e de todos a sua volta”, completou Leite.

Nesta primeira semana de implementação do Sistema 3As de Monitoramento, o fluxo de emissão dos Avisos, Alertas e da Ação ainda está sendo ajustado, por isso, houve reuniões extraordinárias ao longo desta semana.

Conforme anunciou o governador em live na terça-feira (18/5), o fluxo, a partir da próxima semana, é que o Gabinete de Crise realizará reuniões fixas nas quartas-feiras, precedidas de reuniões do GT Saúde, para analisar eventuais recomendações de Avisos e Alertas feitos pelos técnicos. Além disso, ambos os grupos poderão se reunir a qualquer momento se for detectada alguma tendência grave nos dados.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.