Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos alerta para os perigos da automedicação

O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Fazer o uso racional de medicamentos, de forma simples, significa fazer uso de um remédio que foi prescrito por um profissional de saúde habilitado para essa função e de forma responsável. Não realizar o uso conforme descrito, acarreta na automedicação que é, em linhas gerais, o uso de medicamentos indicados por parentes, amigos ou vizinhos, sem supervisão de um profissional. Essa conduta pode representar sérios riscos à saúde, como a intoxicação, mascarando ou agravando os sintomas ou mesmo causando alguma reação adversa.

O uso de um medicamento é uma prática séria e que deve ser feita com responsabilidade. Tanto no armazenamento, como no descarte e uso dos remédios, as pessoas devem estar cientes dos riscos e problemas que a imprudência em uma dessas etapas pode causar para a saúde. Saiba mais detalhes sobre esse assunto, na entrevista com a farmacêutica Elisa Kasmirscki:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.