Dia Mundial da Asma: tire suas dúvidas sobre a doença

Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos

Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos. O número é elevado e demonstra a alta incidência da doença no país. Por conta da relevância da enfermidade, neste Dia Mundial da Asma a Studio preparou um resumo com as principais dúvidas acerca da doença.

O que é a asma?

A asma é uma inflamação crônica nos pulmões em que a pessoa apresenta dificuldades para respirar, falta de ar e sensação de pressão ou aperto no peito, sendo mais frequente em pessoas que possuem histórico de asma na família, tiveram infecções respiratórias de repetição durante a infância ou que possuem muitas alergias.

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sintomas de asma costumam surgir de forma repentina ou após a pessoa se expor a algum fator ambiental que cause alteração nas vias respiratórias, seja por uma alergia a poeira ou pólen, ou como consequência da prática de exercício físico intenso, por exemplo. Os sintomas que normalmente são indicativos de asma são:

Tem cura?

A asma não tem cura, no entanto os sintomas podem ser controlados e aliviados com o uso de medicamentos que devem ser indicados pelo pneumologista ou imunoalergologista de acordo com os sintomas apresentados e gravidade da doença. A asma não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa, no entanto filhos de pessoas asmáticas têm maiores chances de desenvolver asma em qualquer fase da vida.

Os riscos da covid-19 aumentam para os asmáticos?

Apesar de não terem mais chances de contaminação pela Covid-19, pessoas com asma não controlada apresentam maior risco de desenvolver formas graves da doença causada pelo novo coronavírus. O risco aumenta se a asma for moderada ou grave.

Mais alguma dúvida? Confira a entrevista com a Pediatra e Pneumologista Pediatra Melânie Mazzarolo Rigo e saiba mais

Informações do Portal Tua Saúde

Sair da versão mobile