Dia da indústria: conheça a história de grandes empresas de Veranópolis

Cerca de 70% da economia veranense provém da indústria

Cerca de 66% da economia de Veranópolis é proveniente da indústria. A chamada “Terra da Longevidade” também é conhecida pelo seu grande potencial industrial. Diversas são as empresas instaladas no município, sendo elas de pequeno, médio e grande porte, estando intrínsecas a história do desenvolvimento econômico e social da cidade. Entre os empreendimentos, destaca-se a Oleoplan S.A. e a MGA, indústrias que estão há anos no mercado e que possuem uma história de superação ligada a suas fundações. De uma origem humilde a consagração de um grande negócio, foi árdua a caminhada de seus fundadores.

A história desses dois empreendimentos foi contada em entrevista no programa Boa Notícia, que acontece todos os sábados pela manhã, na Studio.

MGA – Metalúrgica Golden Art’s

O passado e o presente

Foi no ano de 1991, em um pequeno pavilhão, que a Metalúrgica Golden Art’s (MGA) deu início a sua história, a qual foi marcada por uma trajetória de conquistas e superação. Após alguns anos de experiência adquirida, a MGA começou a aprimorar suas atividades, fabricando não somente alavancas, o que produzia no início, mas todas as peças que hoje, compõem as válvulas MGA. Atualmente, possui um parque fabril com mais de 21.000 m² de área construída e, um grupo de empresas ligadas.

Na unidade Matriz, são fabricadas válvulas de esfera, visores de fluxo, peças em PTFE e acessórios para as mais diversas aplicações. Estes produtos são fabricados utilizando equipamentos modernos, dentro de um rigoroso controle de qualidade. As unidades 3 e 5 são especializadas na fabricação de peças microfundidas. A MGA possui filiais, também, nos estados de São Paulo a Unidade 2 e no Ceará a Unidade 4.

O índice de crescimento anual só está sendo atingido devido ao compromisso e a seriedade com que a MGA vem trabalhando ao longo de sua história, solidificando cada vez mais, o relacionamento exclusivo com seus parceiros revendas, localizados em todo o território Brasileiro e América Latina.

A história do empreendimento contada pelo fundador

Oleoplan S.A.

O passado e o presente

A história do Grupo Oleoplan começou em 1979, com a aquisição de uma indústria inativa de processamento de soja. A partir de então, a empresa passou a atender o mercado interno e externo com produtos derivados da soja, como o óleo, o farelo e a lecitina. Com o crescimento nos anos subsequentes, surgiu a necessidade de desenvolvermos uma estrutura logística para encurtar as distâncias entre empreendimento e clientes.

Em 2002, foi iniciada a construção da primeira filial de recebimento e armazenamento de soja. Hoje, já são mais de 20 unidades espalhadas pelas regiões noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul que juntas somam uma capacidade de armazenamento superior a 500 mil toneladas.

Em 2007, no contexto do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), a Oleoplan ingressou no setor de biocombustíveis com a construção de uma usina de biodiesel junto à sua indústria de processamento de soja em Veranópolis. No ano seguinte, em 2008, foi fundada a Palmaplan. Projeto de cultivo de palma de óleo, a Palmaplan está localizada em Rorainópolis, no Estado de Roraima. A empresa possui terras próprias, mas também atua junto aos agricultores familiares da região através de um trabalho contínuo de capacitação e assistência técnica para o cultivo da palma.

Em 2009, com a fundação da Enerplan, o Grupo Oleoplan passou a investir também em geração de energia elétrica. Hoje, a Enerplan conta com dois complexos eólicos: o Faísa e o Pontal. O Complexo Eólico Faísa está localizado em Trairi, no Ceará, e foi inaugurado em 2014. O Complexo Eólico Pontal, por sua vez, está localizado em Viamão, no Rio Grande do Sul. Em 2015, os primeiros aerogeradores do Complexo Pontal começaram a operar e, em 2017, a sua instalação foi concluída. Com esses dois complexos, a Enerplan é capaz de atender a demanda por energia elétrica de 750 mil pessoas.

Em 2012, adquiriu a segunda indústria de processamento de soja e usina de biodiesel, dando origem à Oleoplan Nordeste. Localizada em Iraquara (BA), a usina tem papel fundamental na garantia do suprimento de biodiesel na Região Nordeste, bem como na oferta de outros produtos agrícolas industrializados, como o farelo de soja e a glicerina.

A história do empreendimento contada pelo fundador

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.