Cotiporã celebra 39 anos de emancipação

Conhecida como Joia da Serra Gaúcha, com cerca de quatro mil habitantes, o município tem sua economia baseada na indústria, agricultura, comércio e serviços

Há 39 anos emancipava-se a cidade de Cotiporã. Distrito de Veranópolis, o município tornou-se independente no dia 12 de maio de 1982. Conhecida como Joia da Serra Gaúcha, com cerca de quatro mil habitantes, o município tem sua economia baseada na indústria, agricultura, comércio e serviços. Contudo, como a cidade chegou a sua configuração atual? A reportagem da Studio organizou um resumo sobre a história do município, veja:

A construção do “lugar bonito”

A partir de 1885, famílias de imigrantes italianos chegam ao sul do Brasil e instalam-se nas Linhas Frei Caneca e Independência. Seguido dos imigrantes poloneses e alemães erguem, em 1892, a Freguesia de Monte Vêneto, a qual pertencia a Alfredo Chaves – atual município de Veranópolis. Em 1939, devido a Segunda Guerra Mundial, a comunidade viu-se forçada a mudar o nome de Monte Vêneto para Cotiporã que, em tupi guarani, significa “lugar bonito”. 

Emancipação política

Em 1982 surge, no coração dos cotiporanenses, o sonho da emancipação política. Em 9 de maio, 89% da população decidiu, por meio de plebiscito, ser independente e, através da Lei Estadual Nº 7.652 de 12 de maio de 1982, Cotiporã conquista sua emancipação política. No dia 1º de janeiro de 1983, Cotiporã instala-se como município tendo como primeiro prefeito o Sr. Eraldo José Fellini.

Cotiporã hoje e amanhã

A cidade está em desenvolvimento. Desenvolvimento na infraestrutura e nos demais setores do município são tendências para os próximos anos. Assunto foi debatido em entrevista na Studio, veja:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.