Com novo lote da AstraZeneca, Estado avança na vacinação de comorbidades

O Rio Grande do Sul irá receber, neste domingo (2/5), em horário a ser confirmado, mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades no Estado. No início da manhã deste sábado (1°/5), chegaram a Porto Alegre 22.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser distribuídas com as 7.200 doses do mesmo fabricante enviadas durante a semana. Essas doses serão utilizadas para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais.

Vacinação Rio Grande 1MAI
Vacinação em Rio Grande – Foto: Divulgação SES

Reunião entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), provavelmente na noite de domingo (2), servirá para pactuar a distribuição das doses às coordenadorias regionais de saúde (CRS), que deve ocorrer na segunda-feira (3/5). Neste sábado (1°), a vacinação foi intensa em todo o Estado, em municípios como Frederico Westphalen, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Cruz Alta e outros.

“Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Coronavac 1MAI foto1
Imunizantes Coronavac chegaram ao Estado na manhã deste sábado (1°/5): a partir da Ceadi, serão distribuídos para todo RS – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Na segunda (3) ou terça (4) está prevista ainda a chegada de 32.760 doses vacinas da Pfizer/Biontech, que serão aplicadas na capital.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.