Campanha de recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos ocorre em maio em Cotiporã

Nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2021, as comunidades cotiporanenses receberão a coleta das embalagens vazias de agrotóxicos, independente das condições climáticas e tendo como ponto de recolhimento o Salão Comunitário de cada localidade.

A destinação inadequada das embalagens em propriedades rurais pode contaminar animais e pessoas. Os resíduos que entram em contato com o solo e a água prejudicam o meio ambiente e trazem riscos de saúde para os moradores da propriedade rural e áreas vizinhas.

Saiba o que é preciso ser feito para garantir o bom andamento da coleta:

– O produtor deverá estar presente no dia do recolhimento, nos horários agendados, tendo consigo o Talão de Produtor para que seja emitido o comprovante de entrega. Ainda, deverá estar utilizando máscara e respeitando o distanciamento entre as demais pessoas;

– As embalagens devem estar limpas (tríplice lavadas), furadas, secas e contadas por volume (quantidade de embalagens com 250 ml, de 1 litro, de 5 litros, de 10 litros e de 20 litros);

– As tampas precisam estar separadas, contadas e dentro de uma sacola plástica;

– As embalagens de 5, 10 e 20 litros podem ser amarradas. Já as embalagens de litro e frascos devem estar em sacos;

– As caixas de papelão devem ser desmanchadas, amarradas e contadas; 

– As embalagens flexíveis (sacos plásticos) devem ser contadas e colocadas em sacolas especiais como as bags que podem ser adquiridas nas cooperativas ou lojas que comercializam os agrotóxicos. As bags já possuem o lugar para escrever nome, endereço e o número de embalagens vazias que o produtor está devolvendo;

– As caixas de papelão devem ser desmanchadas, amarradas e contadas e as embalagens de adubos foliares devem ser descartadas no lixo seco.

Atenção! Se as embalagens não estiverem nas condições acima e se o produtor não comparecer ao local com o Talão de Produtor, as mesmas não serão recolhidas. 

Neste ano, as embalagens serão separadas ainda nas comunidades, passando por triagem e sendo preparadas para envio às recicladoras.

Confira a data e horário das coletas em Cotiporã

Dia 04/05

– Agrimar/ Coop. Aurora:

8h30min – Nossa Senhora do Rosário                                                               

10h30min – Santa Lúcia

– Agropecuária Bianchi:

 8h30min – São Vicente

– Coop. Cairú:

8h30min – Sagrado Coração de Jesus                                    

9h30min – São Casemiro    

– Agrovitti:

13h30min – São Valentim                             

15 horas – Nossa Senhora de Fátima                          

16 horas – Santo Antônio

– Coop. Piá: Pela manhã – Zona Marin – Partindo do Sr. Daicir Balotin e dirigindo-se para a Linha Independência para a propriedade do Sr. Moacir Scussel. Aguardar em frente às residências.

 Dia 05/05

– Prefeitura/STR/Emater:

8h30min – Nossa Senhora dos Navegantes                        

10 horas – São Pedro     

10h30min – Monte Bérico  – Linha 14 de Julho                                                               

– Prefeitura/STR/Emater:

14 horas – Santa Cruz                                                           

15 horas – Lajeado Bonito                                                          

16 horas – Nossa Senhora do Pedancino

– Focus:

13h30min – São Roque                    

15 horas – Nossa Senhora de Caravággio

Dia 06/06

– Coop. Santa Clara:

14 horas – Santos Anjos                                                

15 horas – São Brás                                                    

15h30min – São João                     

16h30min – Nossa Senhora da Pompéia

Os produtores da Comunidade de São Marcos deverão levar as embalagens para a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, produtores de São Judas para Monte Bérico e os produtores de São José e da Estrada Geral para Dois Lajeados poderão entregar as embalagens na Cooperativa Santa Clara.

Nas Comunidades de São Caetano, Nossa Senhora do Carmo, Monte Bérico (Conte) e Santo Antônio do Moro, a coleta será realizada pelo município de Fagundes Varela no dia 11 de maio, nos horários abaixo:

8h15min – Monte Bérico – Zona Conte

9h45min – Santo Antônio dos Moro

10h15min – Nossa Senhora do Carmo

11h – São Caetano

O recolhimento das embalagens é realizado pela Prefeitura Municipal de Cotiporã, juntamente com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Santa Clara e Agropecuária Bianchi, contando com a colaboração da Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Cairú, Cooperativa Piá e das empresas Agrimar, Agrovitti e Focus.

A campanha tem o propósito de conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.