Geral

Bebê de 3 meses morre após engasgar com leite no RS; veja o que fazer nessa situação

Um bebê de três meses morreu após se engasgar com leite materno na tarde desta sexta-feira (30) em Cachoeirinha. A mãe estava sozinha com a criança em uma residência do bairro Jardim Conquista.

Desesperada, a mulher pediu socorro. Ela levou a criança até o Hospital Padre Jeremias, mas o bebê não resistiu.

Conforme o Conselho Tutelar, após dar de mamar, a mãe colocou a criança no carrinho para dar almoço à outra filha. Quando retornou, o bebê tinha vomitado e estava passando mal. A mulher ainda tentou realizar manobras de primeiros socorros para desengasgar a filha, mas não resistiu.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil, já que a menina veio a óbito. De acordo com o Hospital Padre Jeremias, a criança não tinha sinais de maus-tratos e os engasgos são comuns em bebês.

Fonte: Agência GBC

O que fazer em caso de engasgo

Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhado:

Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força;
Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.

Porém, se isso não funcionar, ou se o engasgamento for mais grave, como o que acontece ao comer alimentos moles como carne ou pão, deve-se iniciar imediatamente a manobra de Heimlich, que consiste em:

1-Ficar de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé, como mostra a imagem 1;
2-Passar os braços à volta do tronco da pessoa;
3-Cerrar o punho da mão que tem mais força e colocá-la, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas, como na imagem 2;
4-Colocar a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;
5-Fazer pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula, como mostra a imagem 3.

A pressão criada por esta manobra no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta acima, liberando as vias aéreas, mas não deve ser feita em crianças com menos de 2 anos ou grávidas. Após este procedimento é normal que a pessoa comece a tossir, por isso, é importante deixá-la tossir, pois é a melhor maneira de evitar o sufocamento.

Respeite o investimento na reportagem e jornalismo da Studio. A reprodução de nosso conteúdo somente é autorizada com citação e link para a fonte, mantendo sua integridade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios