Aranhas “gigantes” assustam moradores de bairro nobre em BH

"Aterrorizante", diz a moradora que encontrou no banheiro o aracnídeo do tamanho de uma mão adulta

Segundo o Portal R7, foi no momento em que retirava a filha de um ano do banho que a gerente comercial Renata Viol de Barros, de 37 anos, avistou a aranha que media, segundo ela, tamanho “jamais visto antes” pela família.

O aracnídeo estava no canto do espelho do banheiro do apartamento que fica no oitavo andar de um prédio no bairro Buritis, área nobre da região Oeste de Belo Horizonte.

— Ela [a aranha] tinha praticamente o mesmo tamanho de uma mão adulta aberta.

Preocupada com a possível infestação do aracnídeo na região, Renata publicou a foto no grupo de mensagens de condomínio para alertar as outras famílias. Uma das vizinhas, a administradora Flávia Prado, replicou as imagens em uma página do bairro e o assunto se tornou um dos mais comentados da cidade.

Após a divulgação na página de moradores do Buritis, outras pessoas também relataram que já encontraram aranhas parecidas em casa. “Hoje também recebi uma visitinha. Estava no banheiro”, comentou um morador ao responder a postagem com foto de outro aracnídeo.

Renata de Barros contata que viveu minutos de tensão com a família. Eles ligaram para o Corpo de Bombeiros e, ao passar as características por telefone, a atendente teria alertado para a chance de se tratar de uma aranha armadeira, uma das mais venenosas. Os agentes, no entanto, não realizavam a captura.

Renata tentou contratar uma empresa de dedetização, mas sem sucesso. A solução foi montar um “esquema de guerra” com o marido, o relações públicas Eduardo Barros, de 38 anos, para capturar o aracnídeo. O aracnídeo, segundo Renata, era marrom, tinha pelos pelo corpo e patas dianteiras duplas.

— Pensamos em capturá-la e evitar matá-la, mas não era possível porque ela estava no alto. Tinha chances dela pular em nós ou fugir. Fechamos todas as portas, meu parido pegou a vassoura e eu peguei um vidro de inceticida. Acertamos ela várias vezes e, ainda assim, ela não morria. Foi aterrorizante, mas tivemos que manter a calma e o sangue frio para não assustar a nossa filha que estava em casa.

Riscos

A família ficou assustada com a presença do aracnídeo no apartamento localizado no oitavo andar. Renata e o marido acreditam que ele pode ter saído de uma mata próxima ao prédio ou de uma obra abandonada na região.

Richard Torres, pesquisador do setor de aracnologia do departamento de zoologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) explica que não é possível identificar a espécie da aranha encontrada por Renata apenas com as fotos devido à baixa qualidade das imagens. O especialista, no entanto, deixa um alerta.

— Não é possível dizer o quão perigosa a aranha é pelo tamanho, mas existem espécies que podem facilmente chegar a 16 centímetros como a família relatou e terem veneno. Existem algumas que são pequenas e extremamente nocivas. Então o melhor é evitar o contato.

Renata e o marido descartaram a aranha após matá-la. Torres sugere que, sempre que possível, é importante capturá-la e enviar para estudos. Um dos locais que recebe este tipo de aracnídeo é o setor de aracnídeos da UFMG. Os interessados podem fazer contato com departamento pelo telefone 3409-2862.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.