Vila Flores promoverá cadastro contra a cigarrinha do milho

Registrou-se nas lavouras de milho do município de Vila Flores muitos prejuízos causados pela cigarrinha do milho chamada Dalbulus maidis. Essa cigarrinha é considerada uma das pragas mais importantes da cultura sendo que ela transmite 3 doenças sistêmicas: o enfezamento pálido, o enfezamento vermelho e a risca do milho ou raiado fino.

As plantas com enfezamento apresentam redução de crescimento e desenvolvimento, entrenós curtos, proliferação e má formação de espigas, espigas improdutivas e enfraquecimento do colmo com favorecimento às infecções fúngicas que pode resultar em tombamento.

Quando a infecção ocorre cedo a planta fica pequena e não cresce, daí o nome de enfezamento.
Essas doenças bloqueiam o floema das plantas impedindo a circulação da seiva e como consequência gera o perfilhamento de espigas por falha de granação e o tombamento da planta. Contudo outros fungos oportunistas, como giberela e fusarium, acabam por atacar a planta e aumentar o problema.

Para reduzir os danos causados pelos enfezamentos devem ser empregadas medidas integradas e preventivas de manejo.

Pensando nisso o Município está realizando um Cadastro dos produtores de milho que tiveram ou não ataque de cigarrinha em suas lavouras para que possamos posteriormente entrar em contato com todos.

Será um cadastro bastante simples e poderá ser feito por telefone.

É solicitado a todos os agricultores que liguem para a Emater pelo telefone 3447- 1229 ou pelo celular 996981080 ou pessoalmente no escritório da Emater para fazer o cadastro. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.