Notícias

Veranópolis seguirá decreto estadual e comércio poderá abrir neste sábado

Segundo o prefeito Waldemar de Carli, a cidade seguirá acatando, sem maiores restrições ou flexibilizações, as normativas do Estado

Na tarde desta quinta-feira, dia 1º de abril, o governo do RS divulgou uma pontual flexibilização no decreto estadual. Segundo o governador Eduardo Leite, comércio não essencial e restaurantes poderão atender presencialmente no sábado, dia 03, sob os mesmo regramentos estabelecidos para o funcionamento nos dias da semana. Veranópolis, por conseguinte, irá adotar essa medida e permitirá a abertura das lojas.

O decreto estadual ainda não foi publicado, por isso, não há definição exata sobre como os estabelecimentos que não são restaurantes ou comércios deverão se portar. Entretanto, segundo o prefeito Waldemar de Carli, a cidade irá acatar todas medidas estabelecidas pelo governo, isto é, não haverá restrições se comparado ao que afirmar o Palácio do Piratini. A publicação do documento e a consequente confirmação da conduta de cada empreendimento deverá ser feita nas próximas horas.

A medida diverge do que estabelece o decreto estadual, o qual proíbe abertura de estabelecimentos não essenciais nos finais de semana e feriados. A flexibilização do sábado busca auxiliar o setor econômico na véspera de Páscoa, momento propício para vendas.

Projeções para a próxima semana: Veranópolis seguirá os regramentos estabelecidos pelo governo do RS

Muita expectativa é direcionada para a próxima semana, no tocante a novas flexibilizações. Independente do cenário, segundo o prefeito, as medidas serão seguidas por Veranópolis, sem realizar maiores flexibilizações (as quais não são permitidas) ou restrições (que podem ser feitas, caso o gestor optar).

Leite já projetou alguns aspectos para a próxima semana. Primeiramente, a restrição de horários às atividades econômicas, que começou no dia 20 de fevereiro e que terminariam no domingo (4/4), será mantida nos dias úteis até a sexta-feira da próxima semana, dia 9 de abril, entre 20h e 5h. 

Considerando que, quando divulgada a prorrogação da suspensão geral de atividades, o governador se comprometeu a voltar a discutir as regras do Distanciamento Controlado a partir de 4 de abril, uma reunião virtual com prefeitos e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foi marcada para segunda-feira (5/4), às 9h, para dialogar sobre possíveis alterações nos protocolos e regras a atividades econômicas.

Na pauta, conforme adiantou Leite, estão os planos de fiscalização, considerados fundamentais para permitir a liberação gradual das restrições. De qualquer forma, até a sexta-feira seguinte (9/4), fica mantida a suspensão de atividades não essenciais entre 20h e 5h. Dependendo da qualidade e eficácia da fiscalização e da melhora de indicadores epidemiológicos, o Gabinete de Crise voltará a discutir, entre os dias 8 e 9 de abril, os protocolos e como ficará a suspensão de atividades para a semana seguinte.

Nesta sexta-feira (2/4), o governo do Estado vai divulgar o mapa da 48ª rodada do Distanciamento Controlado, às 18h. O Gabinete de Crise segue sem permitir pedidos de reconsideração à classificação, mas com possibilidade de cogestão regional, com uso de protocolos até o limite de bandeira imediatamente anterior.

Entrevista tratou sobre a conduta de Veranópolis diante dos regramentos

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Valorize o investimento na reportagem e jornalismo. Cópia somente com citação de fonte.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios