Veranópolis retornará com aulas presenciais na próxima segunda-feira

Retorno já está organizado na rede municipal e particular

O retorno às aulas presenciais para educação infantil, 1º e 2º ano, descrita no decreto estadual publicado pelo governo do RS na manhã desta sexta-feira, dia 23 de abril, será acatado por Veranópolis. O município se organiza para o retorno já na segunda-feira, dia 26, em todas as escolas que possuem o tipo de ensino autorizado para a volta.

Uma reunião com as diretoras dos educandários públicos, bem como, da rede privada, foi realizada nesta manhã e organizou a logística de retomada. A realidade de cada escola será levada em conta na delimitação de turmas que retornam e a quantidade de alunos que se dirigirão às escolas por dia.

Na rede municipal, cada uma das dez instituições de ensino estarão entrando em contato com as famílias para organizar a volta e combinar a ida à instituição. O mesmo movimento será feito pelas escolas particulares AVAEC e Regina Coeli. Nesses educandários, após uma readaptação de estrutura das salas de aula, será possível atender os alunos diariamente, em sua integralidade, ao mesmo passo que os regramentos são seguidos.

O transporte escolar na Educação Infantil nesse retorno às aulas presenciais será disponibilizado, somente, para as crianças das turmas de Jardim A.

As crianças estão impedidas de se dirigirem até as instituições de ensino desde o começo de março, quando uma liminar proibiu as aulas presenciais. Em meio a discussões, divergências e conflitos judiciais, a volta ocorre na próxima semana.

Regramentos para retorno

O decreto estabelece que as escolas deverão obedecer, obrigatoriamente, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares; e os materiais deverão ser individuais, vedadas atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico. Além disso, devem observar os protocolos segmentados específicos definidos, conjunta ou separadamente, em portaria da Secretaria Estadual da Saúde e/ou da Secretaria Estadual da Educação. A Secretaria de Saúde de Veranópolis confirma a atenção com os protocolos.

Turmas e instituições que podem retornar

  • Educação Infantil, primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental;
  • plantões para atendimento aos alunos de Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de Pós-Graduação;
  • estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria;
  • cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.