Veranópolis participou de reunião com Secretário Estadual sobre o turismo regional

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 28 de abril, uma reunião virtual que envolveu o novo Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a Coordenadora do Programa de Regionalização da Setur, Débora Snel e representantes dos 29 municípios que fazem parte da Associação de Turismo da Serra Nordeste – Instância de Governança Regional Uva e Vinho Serra Gaúcha (Atuaserra).

Do município de Veranópolis o Prefeito, Waldemar De Carli, a Secretária de Turismo e Cultura, Diana Alessio Tomiello, e a turismóloga Gisele Martins, participaram do encontro que foi promovido pela Atuaserra.

O Secretário Estadual, Ronaldo Santini, tomou posse do novo cargo no dia 30 de março e, conforme destacou na reunião, o seu primeiro desafio foi buscar a retomada das atividades de forma segura e responsável para o setor que envolve o turismo, fazendo com que o mesmo assumisse o protagonismo da retomada gradual, seguindo os protocolos estabelecidos e se qualificando como um destino seguro. Informou ainda que, atualmente, suas ações têm se voltado muito em buscar alternativas que visam resgatar a confiança do turista e do setor produtivo, além de buscar a conclusão de alguns programas que foram planejados de forma responsável, como sinalização, qualificação do trade turístico, infraestrutura e transformação do turismo como política pública em parceria com o setor privado, visto o poder público ser uma ferramenta indutora do desenvolvimento do turismo. Por causa da nova realidade trazida pela pandemia, a Secretaria do Estado está repensando seus conceitos, seu modo de fazer divulgação e avaliando alternativas para estimular que a atividade turística aconteça com mais profissionalismo.

O Prefeito, Waldemar De Carli, salientou na reunião que o turismo não se faz isoladamente e que a maioria das cidades que compõem nossa região são cidades pequenas, com características próximas, qualidade de vida extraordinária e pontos de atração turística diferentes e por esse motivo devem se unir todas essas qualidades no contexto turístico e assim desenvolver cada vez mais este segmento que é muito importante. E ainda salientou a importância de investimentos em infraestrutura e recuperação de locais deteriorados em nossas cidades com investimento público que atraem empreendimentos e investidores, inclusive do setor turístico, e traz retorno para nossa comunidade.
Durante o encontro a Diretora da Atuaserra, Beatriz Paulus, destacou a importância do Secretário Santini na mobilização junto ao Governo Estadual para promover as alterações de protocolos na ampliação do horário de atendimento dos empreendimentos gastronômicos aos finais de semana. E reforçou a importância da liberação dos recursos para Projeto de Regionalização aprovado via Consulta Popular para a divulgação do Roteiro Termas e Longevidade, que deve ser agilizada pela Setur.

A Coordenadora do Programa de Regionalização da Setur, Débora Snel, salientou a importância dos empreendimentos estarem cadastrados junto ao Ministério do Turismo (Cadastur), da participação das equipes das Administrações Públicas, Instâncias de Governança e empreendimentos nas qualificações que o Estado proporcionará. Lembrou que será realizada a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da manutenção dos protocolos de segurança para o turismo responsável.

Reunião que foi marcada como um momento muito importante para fortalecer a retomada do turismo na região.

Foto: Leticia Fracasso

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.