Studio TV | Plano Museológico de Veranópolis: construção da história local

Na tarde desta quarta-feira, 14 de março, aconteceu a Audiência Pública de apresentação e apreciação do Plano Museológico, do Museu Municipal de Veranópolis. O plano foi realizado por meio de verbas oriundas do fundo da cultura, aprovada pelo Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural.
O Plano foi elaborado seguindo as diretrizes do Estatuto de Museus e tem o intuito de fortalecer seu papel no município, enquanto uma instituição pública de memória e representação da comunidade veranense.
A realização do Plano Museológico aconteceu entre os meses de Setembro de 2020 a Março de 2021, por uma empresa de assessoria contratada, a Pantheon – Patrimônio e Cultura. Reuniu para o seu desenvolvimento três museólogas e mestres em Museologia que colocaram à disposição seus conhecimentos e experiências, buscando viabilizar o acesso à cultura, da maneira mais democrática possível, além de possibilitar que a instituição museológica tenham serviços de qualidade por preço justo, promovendo o fortalecimento dos museus e da cultura no Rio Grande do Sul.

O Plano Museológico é um documento estratégico que define os caminhos de gestão do Museu Municipal de Veranópolis, sendo o norteador das ações previstas para desenvolvimento e implementação entre os anos 2021-2026, cabendo ao Poder Público Executivo a garantia de seu cumprimento .

O Plano foi realizado em duas etapas:


Confira o plano museológico disponibilizado aqui.

Sair da versão mobile