Geral

Segundo a Metsul, inverno entrega cartão de visitas na primeira semana de frio do ano

Segundo a Metsul Meteorologia, o Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil terão a primeira semana do ano com frio. Já houve dias com madrugadas frias e até formação de geada nas áreas de maior altitude da região em 2021, mas esta será a primeira vez no ano em que o frio será mais intenso à noite e com geada em maior número de localidades por uma sequência de dias.

Uma massa de ar seco e frio ingressa neste começo de semana e vai definir o tempo no Rio Grande do Sul ao longo da semana com tempo ensolarado, noites frias e tardes com temperatura amena.

O tempo aberto, a atmosfera com perfil seco e vento calmo vão favorecer o resfriamento noturno e muitas cidades terão mínimas de um dígito com chance dos primeiros registros abaixo dos 10ºC na área metropolitana de Porto Alegre em 2021.

A massa de ar frio não chega a ser forte, mas com o ar seco e as noites mais longas haverá um resfriamento mais acentuado.

O ar frio terá sua maior intensidade agora na primeira metade da semana e vai perder força de quarta-feira em diante, mas a atmosfera estará muito seca na segunda metade da semana e isso vai favorecer a manutenção das mínimas baixas com marcas ainda menores que nesta segunda e na terça.

A área de Caxias do Sul terá 8ºC a 11ºC, conforme o ponto pela grande oscilação de relevo, ao amanhecer nesta segunda e na terça, mas quarta e quinta podem ter marcas de 5ºC a 7ºC em alguns pontos. O frio perde força no final da semana com mínimas de 8ºC a 10ºC. Nos Aparados, as madrugadas de quarta a sexta serão as mais frias com mínimas, em geral, de 2ºC a 5ºC. Ocorre que em baixadas da área de São José dos Ausentes deve fazer menos e não são afastadas mínimas ao redor de 0ºC ou até um pouco negativas entre quarta e quinta.

FRIO TRARÁ GEADA E PAISAGENS DE INVERNO NAS SERRAS

As mínimas mais baixas previstas para esta semana devem trazer geada em áreas serranas e isoladamente em baixadas até de outras regiões. A geada deverá ser moderada a forte nas baixadas dos locais de maior altitude como das áreas de São José dos Ausentes e do Planalto Sul. Os dias com maior chance do fenômeno serão os da segunda metade desta semana com a atmosfera mais seca e o tempo mais aberto.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios