Rio Grande do Sul tem primeira temperatura negativa do ano

O Rio Grande do Sul teve nesta terça-feira (27) a primeira temperatura negativa do ano com uma mínima de 0,4ºC abaixo de zero em amanhecer muito frio para a época do ano. A marca foi registrada por estação automática particular em Vacaria, município situado na região dos Campos de Cima da Serra.

A MetSul já alertava que uma massa de ar frio traria a possibilidade nesta semana das primeira marcas negativas de 2021 no Rio Grande do Sul. Com o ar mais frio em altitude e a atmosfera seca o resfriamento é acentuado e a temperatura tem acentuado declínio à noite em estações de maior altitude, como a que registrou a mínima negativa no amanhecer desta terça.

No ano passado, o primeiro registro de temperatura abaixo de zero do ano no território gaúcho ocorreu no dia 8 de abril com -0,6ºC em Soledade. Já em 2019, a primeira marca abaixo de zero do ano no Rio Grande do Sul se deu muito tardiamente, apenas no dia 9 de junho, no Sul gaúcho. Em 2018, por sua vez, o primeiro dia com mínima abaixo de zero do ano no Rio Grande do Sul foi 21 de maio com -0,6ºC em Soledade. Em 2017, o primeiro registro também se deu em abril, como agora. Foi no final do mês, no dia 28, com -2,4ºC em Bom Jesus. Finalmente, em 2016, a primeira mínima negativa ocorreu da mesma forma no dia 28 de abril com -0,2ºC em São José dos Ausentes.

A possibilidade de novas marcas negativas no Rio Grande do Sul persiste ainda amanhã e na quinta-feira ao passo que na sexta-feira a chance já é menor e eventual ocorrência vai se dar muito mais pelo ar muito seco do que pelo ar frio que estará em processo de enfraquecimento.

Informações Metsul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.