Notícias

Prefeito de Veranópolis recebe Plano Museológico

A Secretária de Turismo e Cultura, Diana Alessio Tomiello, realizou a entrega oficial do Plano Museológico ao Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, documento que visa a reestruturação e reorganização do Museu Municipal.
O Plano Museológico foi elaborado seguindo as diretrizes do Estatuto de Museus, tem o intuito de fortalecer o papel do Museu Municipal de Veranópolis, enquanto uma instituição pública de memória e representação da comunidade veranense.

A realização do Plano Museológico do Museu Municipal de Veranópolis aconteceu entre os meses de Setembro de 2020 e Março de 2021, através de uma empresa de assessoria contratada, a Pantheon – Patrimônio e Cultura, e reuniu para o seu desenvolvimento três museólogas e mestres em Museologia que, colocaram à disposição seus conhecimentos e experiências, buscando viabilizar o acesso à cultura, da maneira mais democrática possível, e possibilitar que a instituição museológica tenham serviços de qualidade por preço justo, promovendo o fortalecimento dos museus e da cultura no Rio Grande do Sul.

O Plano Museológico é um documento estratégico que define os caminhos de gestão do Museu Municipal de Veranópolis, e será o norteador das ações previstas para desenvolvimento e implementação entre os anos 2021-2026, cabendo ao Poder Público Executivo a garantia de seu cumprimento .

O Plano Museológico do Museu Municipal de Veranópolis foi realizado em duas etapas:

1) Desenvolvimento do histórico e diagnóstico da instituição, que viabilizou a identificação de falhas e potencialidades em cada um dos aspectos indicados pelo Estatuto de Museus que configuraram os programas do museu. Nesse sentido, a partir do diagnóstico também foi possível definir a missão, visão, valores e objetivos do Museu Municipal de Veranópolis;
2) Criação dos Programas: Institucional e Gestão de Pessoas; de Acervos; de Exposições; Educativo e Cultural; de Pesquisa; Arquitetônico e Urbanístico; de Segurança; de Financiamento e Fomento; de Comunicação; Socioambiental e de Acessibilidade Universal.

Para conhecimento

O Plano Museológico é um instrumento de planejamento estratégico previsto na Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto de Museus e no Decreto nº 8.124, de 17 de outubro de 2013, que regulamenta os dispositivos da Lei n. 11.904 e da Lei n. 11.906, que cria o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Foto: Leticia Fracasso

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Valorize o investimento na reportagem e jornalismo. Cópia somente com citação de fonte.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios