Pela terceira semana consecutiva, avanço da covid-19 diminui em Veranópolis

Queda foi observada em todos os dados epidemiológicos da cidade

Pela terceira semana consecutiva os dados epidemiológicos de Veranópolis apresentaram queda. Na Unidade Sentinela, especializada para triagem de casos com covid-19, a queda foi de 18% se comparado com a última semana e de 64% se confrontado aos dados da primeira semana de março. No HCSPL houve, também, a diminuição de internados e intubados. Dois novos óbitos, porém, foram registrados. A situação aponta um reflexo das medidas restritivas aplicadas nas últimas semanas.

Segundo o prefeito Waldemar de Carli, o que se espera é uma reação em cadeia da melhora, que já está acontecendo neste momento e deve seguir nos próximos dias, começando pela diminuição no número de casos, de internações e consequentemente, por fim, de falecimentos.

Situação HCSPL

Observou-se na casa de saúde a diminuição de pacientes intubados e internados. O número de ambos indicadores segue acima do normal, contudo, nota-se uma baixa se comparado com as outras semanas. Na segunda-feira, dia 08 de março, por exemplo, haviam 32 internados. Na última quinta-feira, dia 1º de abril, o número estava em 14. O total de intubados também diminuiu, saiu da casa dos seis para um. O tempo de espera por transferência, porém, está sendo elevado.

Unidade Sentinela

Se comparada a última semana, houve uma diminuição de 18% no número de atendimentos médicos no Posto de Triagem de Veranópolis. De 196 consultas, o número caiu para 159. Se comparado com a primeira semana de março, a queda é de 64%. A quantidade de positivados também foi menor nesta semana: passou de 74 na última para 31 nesta. O número de casos ativos teve queda, ademais, se comparada a quinta-feira, dia 25, a última, dia 1º: de 58 para 28.

Apesar dos dados apresentarem melhora, é essencial que a comunidade siga fazendo a sua parte.

– Nós estamos de forma incansável, pedindo a colaboração da comunidade. Nós ainda percebemos na rua, muitas pessoas circulando, especialmente jovens, sem o uso da máscara. (Ela) é a única arma que ainda temos neste momento, para usar diariamente […] e, realmente, a gente não percebe a colaboração […] das pessoas na nossa comunidade. Nós temos um vírus que é uma ameaça real no nosso contexto, não é brincadeira! – frisa Vanessa, secretária de Saúde de Veranópolis.

Nota: dados apresentados em relação a esta semana dizem respeito ao que foi contabilizado até a quinta-feira, dia 1º de abril. Os dados das semanas anteriores davam conta da segunda a sexta-feira. O fato não prejudica a análise.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.