Nova resolução do PNAE garante alimentação mais saudável aos alunos

Veranópolis segue os novos regramentos

A elaboração dos cardápios das refeições e lanches que são oferecidos para os alunos das escolas segue orientações e regras estabelecidas pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação. Em maio de 2020, foi divulgada a resolução nº 06, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que entrou em vigor neste ano de 2021.

Toda a condução da estruturação dos cardápios que são oferecidos nas escolas municipais de Veranópolis é realizada pela Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, por meio da Nutricionista Dionéia Costenaro (CRN2 -10926).
Seguindo as novas orientações foi observado a diversificação dos cardápios, detalhando a quantidade de alimentos in natura ou minimamente processados por semana, conforme modalidade de ensino, necessidades nutricionais dos alunos e levando em consideração, inclusive, a cultura alimentar local para promoção da alimentação adequada e saudável.

Outro ponto que merece destaque, na nova resolução, trata dos recursos do PNAE provenientes do FNDE. Agora, no mínimo 75% desses recursos devem ser destinados à compra de alimentos in natura ou minimamente processados, os alimentos processados e ultraprocessados estão limitados a 20% do orçamento e ingredientes culinários, no máximo, 5%. Continua proibida a utilização de recursos para aquisição de refrigerantes, refrescos artificiais e chás prontos para consumo. Também entrou na lista de proibição a oferta de balas, biscoito ou bolacha recheada, barra de cereal, bolos prontos, entre outros itens industrializados.

A nova resolução ampliou para crianças até os 3 anos de idade a restrição na oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas. Vale destacar que, os cardápios estão sendo planejados pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com as etapas e modalidades de ensino, diferenciado pelas faixas etárias, conforme descrito na resolução.

O município de Veranópolis está comprometido em oferecer uma alimentação saudável aos bebês, crianças e adolescentes que frequentam as escolas municipais, pois os estudos comprovam que a ingestão de alimentos saudáveis contribui para a qualidade de vida e inclusive para a longevidade.

Nos próximos dias a Secretária de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, estará divulgando a tabela com os cardápios que são oferecidos para as Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI e para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.