Notícias

Museu de Veranópolis: população veranense auxilia a construir a história que será contada nos acervos

Pesquisas e audiência pública já foram ou serão realizadas

Instalado junto a Casa da Cultura de Veranópolis, o Museu Municipal busca representar a história dos veranenses. Desde 2020, esse acervo está passando por uma profunda reestruturação, sendo alvo de consulta popular, contratação de profissionais para planejamento, organização de um plano museológico e, agora, a realização de uma assembleia pública para ouvir, novamente, a comunidade. De forma atenta a sociedade, o museu se coloca à serviço dos munícipes.

Em linhas gerais, a realização do Plano Museológico do Museu Municipal de Veranópolis aconteceu entre os meses de setembro de 2020 e março de 2021, através de uma empresa de assessoria contratada, a Pantheon – Patrimônio e Cultura, e reuniu para o seu desenvolvimento três museólogas e mestres em Museologia que, colocaram à disposição seus conhecimentos e experiências, buscando viabilizar o acesso à cultura, da maneira mais democrática possível, e possibilitar que a instituição museológica tenham serviços de qualidade por preço justo, promovendo o fortalecimento dos museus e da cultura no Rio Grande do Sul. Entre esse período, a comunidade foi ouvida por meio de pesquisas.

Com a entrega do documento realizada na última segunda-feira, dia 05 de abril, o próximo passo é a realização de uma audiência pública. Ela será feita na próxima quarta-feira, dia 14, e busca ouvir as pontuações da população acerca do plano. Após isso, o documento virará lei e começará a ser aplicado. Ainda não há previsão de quando a reformulação do museu, na prática, será finalizada. Com um rico acervo, o trabalho será árduo e complexo.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Valorize o investimento na reportagem e jornalismo. Cópia somente com citação de fonte.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios