Hospitais de todo o Estado utilizam medicamentos do kit intubação enviados pelo Estado e Ministério da Saúde

Os 69 hospitais de 52 municípios em diferentes regiões do Estado que estavam com estoques críticos de sedativos e bloqueadores neuromusculares receberam, entre terça (6/4) e quarta-feira (7/4), mais uma remessa do kit intubação – medicamentos necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias. Foram quase 93 mil frascos de Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio nesta remessa.

Já estão em uso no Noroeste, em Santa Rosa, região que tem 51 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e 49 ocupados nesta quarta-feira. “Representa um alívio para Hospital Vida e Saúde a chegada dos remédios, essencial para mantermos a qualidade da assistência e a segurança técnica dos nossos pacientes em leitos de UTI. Estamos encontrando grandes dificuldades com o fornecimento desses medicamentos do kit intubação”, disse Vanderli de Barros, diretora-geral do Hospital Vida e Saúde e diretora da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS.

Hospital de Caridade de Carazinho
Equipe do Hospital de Caridade de Carazinho recebe caixas com os frascos – Foto: Divulgação SES

Foram 7.554 quilômetros rodados nos dois dias por 12 veículos e 24 militares do 3º Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul, cruzando o Estado de Norte a Sul a pedido da Secretaria da Saúde (SES).

“Essa é a sétima distribuição de medicamentos para os hospitais do Estado e com a maior quantidade de fármacos até o momento. A partir do planejamento de distribuição da Secretaria da Saúde, foram estabelecidas 12 equipes para a operação. A experiência colhida das entregas de medicamentos anteriores é a verificação in loco de que vidas estão sendo salvas devido à necessidade urgente dos itens distribuídos”, disse o tenente-coronel Jorge Luiz Pantaleão Pereira, organizador da operação.

“Os militares que realizaram a tarefa relatam o sentimento de civismo, de dever cumprido e de ajuda aos irmãos brasileiros, que necessitam de ajuda na atual conjuntura que o país está atravessando”, afirmou.

Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (2)
Medicamentos entregues na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas – Foto: Divulgação SES

No outro oposto do RS, na região Sul, houve a entrega na Santa Casa de Pelotas. “Agradecemos ao governo do Estado pela distribuição de medicamentos para o tratamento dos pacientes internados na UTI Covid”, disse o diretor administrativo da instituição, Regis Pinto e Silva. Para ele, toda ajuda é bem-vinda e contribui para que o tratamento de pacientes graves seja mantido. “Há semanas que o hospital busca em todos os fabricantes e distribuidores do país o abastecimento dos quantitativos necessários dos medicamentos, mas sem sucesso”. A região de Pelotas tem 150 leitos de UTI adulto pelo SUS, dos quais 129 estavam ocupados nesta quarta (7).

No Vale do Rio Pardo, o Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, recebeu 2.617 unidades dos medicamentos. A região de Santa Cruz do Sul está com 100% de ocupação dos 55 leitos de UTI adulto SUS.

Na Fronteira Oeste, a Santa Casa de Caridade de São Gabriel teve desabastecimento recente e recebeu um total de 654 frascos dos bloqueadores neuromusculares e sedativos. A região Covid da qual pertence, de Santa Maria, tem 117 leitos de UTI adulto SUS, dos quais 107 ocupados.

 Hospital São Sebastião Mártir ,%20Ven%C3%A2ncio%20Aires
Entrega no Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires – Foto: Divulgação SES

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, na região do Planalto, está com estoque garantido até o fim de semana. “Não houve nenhuma situação de falta, mas estamos trabalhando no limite. Nossa preocupação é minuto a minuto”, disse o superintendente executivo da instituição, Ilário de David.

Próximo a Passo Fundo, a situação se repete no Hospital de Caridade de Carazinho. A instituição recebeu 1.017 frascos dos medicamentos. “Acrescento um agradecimento especial à logística de distribuição da Secretaria da Saúde e do Exército. É um auxílio importante que está sendo realizado nesse momento crítico que a gente vive”, disse o administrador do Hospital, Felipe Sohne. A região de Passo Fundo tem 132 leitos de UTI adulto pelo SUS e 117 ocupados nesta quarta (7).

• Clique aqui e acesse e lista de hospitais beneficiados.

• Clique aqui e veja o painel da ocupação de leitos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.