Notícias

Escolas municipais de Veranópolis observam maior adesão dos alunos com as atividades remotas em 2021

Dificuldade, porém, é observada nos níveis de alfabetização

Desde o início de março, as atividades presenciais nas escolas gaúchas estão suspensas. Por conta disso, a educação, mais uma vez, precisou se reinventar. Em Veranópolis, aulas on-line, pela plataforma do Google Meet, que já eram realizadas em 2020, voltaram a ser protagonistas. O desafio de que todos os alunos sejam atingidos volta ao centro do debate e permeia os trabalhos realizados na cidade.

Segundo a Secretaria de Educação do município, porém, a adesão dos jovens as aulas e atividades aumentou se comparado a 2020. Tanto nas aulas síncronas, como nas retiradas de atividades e execução delas, os alunos apresentam-se mais adaptados e engajados. Em algumas escolas, a adesão chega na casa dos 100%. Uma grande dificuldade, porém, se observa na alfabetização. Nesse período de aprendizagem do jovem, que acontece no 1º, 2º e 3º ano, o contato presencial se torna essencial para efetivação da aprendizagem e a sua falta pode causar danos ao ensino, segundo a Secretaria.

O funcionamento das escolas neste período de restrições

Há dez escolas municipais em Veranópolis, cada uma, com sua própria realidade. De forma geral, os educandários estão realizando aulas síncronas com os alunos, durante o horário da aula normal, encaminhando atividades pelas plataformas digitais do Google e realizando entregas, todas as segundas-feiras, de material impresso para os discentes.

Alunos com dificuldade de aprendizado se deslocam, com horário marcado e de forma individual, à escola, onde recebem orientações. Programa de acesso digital também é fomentado pelo Poder Público, que disponibiliza os computadores dos educandários, também sob agendamento, para os alunos que não possuem os equipamentos em casa.

Reuniões semanais entre a Secretaria da Educação e as direções de escolas realizam um diagnóstico da situação de cada educandário, buscando propor soluções necessárias para as adversidades que se apresentam.

Veja também | Há mais de um mês sem receber alunos, escolas de Veranópolis seguem sem aulas presenciais

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios