Diante de estiagem, Corsan de Veranópolis solicita que população economize água

O pedido da Companhia é que haja o consumo consciente da água diante dos baixos volumes de chuva

Neste mês de abril, o início de uma estiagem está sendo observada na região da Serra Gaúcha. A quantidade de chuva que chegou até a localidade nas últimas semanas está sendo inferior a necessária e a projeção dos próximos dias é de poucas precipitações. Em Veranópolis, o Arroio Retiro já apresenta baixa em seu manancial, fato que gera preocupação para a Corsan, responsável pela distribuição de água no município veranense, em Nova Prata e Vila Flores.

Diante desse cenário que apresenta sinais de alerta, o pedido da Companhia é para que a população dessas três localidades promova o uso consciente da água. Até o momento, não há previsão de racionamento, mas caso a situação não seja controlada em seu princípio, pode evoluir de forma negativa.

– Seria interessante que as pessoas pudessem, de alguma forma, reduzir um pouco o consumo e fazer o consumo um pouco mais consciente, para que possamos passar por esse período de forma mais tranquila – afirma o gerente da Corsan de Veranópolis, Dilnei Duarte.

Em relação ao papel da Corsan, a companhia já está modificando o ponto de captação de água junto ao Arroio, bem como, realizando tratativas internas para garantir o abastecimento, porém, o apoio da comunidade é ímpar para conter o avanço da estiagem.

O Arroio Retiro, neste momento, abastece as três cidades, que juntas, totalizam 57.577 habitantes. A obra de captação de água do Rio da Prata, que garantirá autonomia ao município pratense, está em sua fase final, porém, ainda não está operando, fato que mantém a dependência de Nova Prata em relação ao Retiro. A estiagem nesta época do ano é rara, visto que, os momentos mais críticos de falta de água costumam ocorrer entre janeiro e março.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.