Conheça o trabalho da Polícia Civil e Militar em Veranópolis

Neste dia 21 de abril comemora-se o Dia da Polícia Civil e Militar

Nesta quarta-feira, dia 21 de abril, comemora-se o Dia da Polícia Civil e Militar. Em Veranópolis, assim como no resto do Brasil, essas duas forças possuem o papel de garantir a segurança da população. Contudo, cada uma delas possui um papel distinto no contexto de combate a criminalidade, mesmo que o trabalho seja feito de forma integrada, muitas vezes, principalmente no município veranense.

O papel de cada uma das forças

A Polícia Civil responde aos governos estaduais (bem como a Militar) e é chamada de “Polícia Judiciária”, pois relaciona-se diretamente à atividade investigativa, busca de provas e questões de segurança social não imediatas. Ela busca investigar e solucionar os crimes após o seu registro e esta é uma das principais diferenças entre as Polícias Civil e Militar. A Polícia Civil costuma atuar já sabendo sobre qual crime está trabalhando, enquanto a Militar busca coibir a realização de um crime, ou observá-lo de maneira urgente, evitando que ele ocorra ou tenha sucesso.

Assim, a Brigada é a força policial responsável pelo chamado policiamento ostensivo. Enquanto a Civil é uma força mais voltada para a investigação, a Militar dedica-se à vigilância e repressão imediata e emergencial de atos criminosos ou ilícitos. Se, após um assalto, por exemplo, o Boletim de Ocorrência deve ser registrado na Polícia Civil, imediatamente após ou durante o assalto, é responsabilidade da Polícia Militar correr atrás do assaltante.

A Brigada Militar e a Polícia Civil, em Veranópolis

No município veranense as duas forças atuam na repressão a criminalidade, sob os papéis descritos anteriormente. Um ponto positivo observado na cidade é a integração entre ambas polícias. Ações de repressão ao tráfico, principal problemática do município, são realizadas sob o apoio mútuo. Apreensões e prisões que contam com forças tarefas são o principal exemplo da integração municipal.

A Delegacia de Polícia está sob comando do delegado Tiago Madalosso Baldin e fica localizada na rua Benjamin Constant. Já o quartel da Brigada Militar fica localizado na rua 24 de Maio e tem à frente o comandante Augusto Soares.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.