Carrefour deposita indenização para a viúva de João Alberto

O Grupo Carrefour Brasil depositou hoje, deliberadamente, R$ 1 milhão para Milena Alves, viúva de João Alberto. O depósito foi feito em uma conta criada com a finalidade de consignação extrajudicial para efeito de indenização e já está disponível para Milena, única familiar que ainda estava com a negociação de indenização em aberto.

O valor é a soma do patamar máximo por danos morais fixado pelo Supremo Tribunal de Justiça para casos como este e de um valor referente aos danos materiais, independentemente da comprovação que seria necessária em caso de litígio, e que geraria novos custos à viúva.

A empresa ainda depositou R$ 100 mil extras diretamente na conta bancária de Milena para gastos mais urgentes da viúva.

Além do pagamento da indenização à Milena Alves, o Carrefour já havia finalizado 8 acordos com os demais familiares de João Alberto, que incluem os quatro filhos, o pai, a irmã, a enteada e a neta.

Desde a trágica morte de João Alberto, ocorrida em novembro de 2020, o Grupo Carrefour Brasil manteve assistência financeira e psicológica à disposição da família de João Alberto Freitas, incluindo uma assistente social e os gastos do dia a dia (supermercados, aluguéis, transportes, educação, entre outros).

Mais sobre as 8 indenizações pagas

  • Todos os quatro filhos de João Alberto, sua enteada e sua neta já estão com ressarcimentos definidos, em negociações finalizadas;
  • Dentre estes familiares, a filha e a neta do primeiro casamento, bem como a enteada de João Alberto, já tiveram o acordo homologado e receberam o valor pactuado;
  • Os três filhos do segundo casamento tiveram o acordo recentemente homologado pelo Judiciário do Rio Grande do Sul, após manifestação favorável do Ministério Público, e o pagamento será efetuado ainda nesta semana;
  • O pai de João Alberto já recebeu o valor acordado; e
  • A irmã de João Alberto já recebeu o valor acordado.

Ressarcimento à sociedade

Em paralelo aos acordos com a família, o Carrefour está negociando junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul e diversas outras autoridades uma indenização por danos morais coletivos, que acontecerá por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estabelecendo compromissos e obrigações da empresa com a sociedade para a luta contra o racismo no país, apoiando e investindo em ações que contribuam para a mudança deste triste cenário de racismo que ainda hoje existe no Brasil.

Combater o racismo é um tema que precisa ser prioridade de todos e o Carrefour reconhece a importância de seu papel neste contexto. Desde a morte de João Alberto, o Carrefour assumiu 8 compromissos com mais de 50 iniciativas públicas para o combate à discriminação e inclusão de negros e negras, como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo no Brasil. Para subsidiar estes compromissos, foi criado um Fundo de Diversidade cujos recursos serão destinados a ações de impacto na sociedade, previstas nos compromissos divulgados.

Para acompanhar os compromissos assumidos pelo Carrefour, foi lançado o site Não Vamos Esquecer, que reúne todas as ações e avanços do Carrefour na luta do combate ao racismo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.