Câmara de Veranópolis aprova por unanimidade moção de repúdio a privatização da Corsan

Entre as justificativas da proposta está o receio do comprometimento da qualidade do abastecimento, caso haja a privatização

A Câmara de Vereadores de Veranópolis votou na sessão da segunda-feira, dia 05 de abril, uma moção de repúdio. A indicação nº 55, de 30 de março de 2021, diz respeito a uma posição desfavorável dos legisladores a privatização da Companhia Estadual de Saneamento (CORSAN). A situação foi proposta por todos os vereadores e aprovada por unanimidade.

No costume legislativo, moção é uma espécie de requerimento que visa expressar a manifestação da Casa Legislativa em razão de um fato, que nesta situação, é de repúdio.

A justificativa da Casa pela moção refere-se a diversos pontos. O principal diz respeito ao fato do governador Eduardo Leite, segundo os legisladores, não cumprir com sua promessa de campanha no tocante a não privatização da companhia. Além disso, como vereadores de um município de pequeno porte, preocupam-se com o abastecimento da cidade caso a empresa deixe de ser estatal.

– Sabemos que a privatização dessa empresa irá acarretar reflexos significativos a nossa população. Nós vamos ter um aumento do custo do serviço, vamos ter dificuldades no atendimento […] então eu acho que nós temos, sim, que repudiar essa ação do governo do estado – afirmou na sessão João Guilherme Mazetto (PSD).

O fato foi endossado por integrantes da Corsan e Poder Executivo, que estiveram presentes, por meio de representantes, na sessão. Agora, segundo o presidente da Câmara, Cristiano Valduga Dal Pai (PDT), a moção será encaminhada à Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e Câmaras da região.

O projeto

Autores: vereadores Cristiano Valduga Dal Pai, Aristeu André Caron, João Guilherme Mazetto, Luis Carlos Comiotto, Rodrigo Felipe Angonese Costa, Vanderlei Zanotto, Adriane Maria Parise, Mara Lourdes Garib Guzzo e Maria De Lourdes Scopel Gregol. Ementa: Com base no Art. 127 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, propomos ao Plenário, MOÇÃO DE REPÚDIO ao anunciado processo de PRIVATIZAÇÃO da Companhia Estadual de Saneamento – CORSAN. Com parecer da Comissão de Constituição e Justiça.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.