Aulas presenciais serão retomadas nesta quinta em Bento Gonçalves

Foi publicado novo decreto com regramentos do Distanciamento controlado do Governo do Estado. Com as mudanças, todo o Estado está em bandeira vermelha. Para evitar que os municípios adotem protocolos compatíveis à bandeira laranja, uma vez que os indicadores ainda apontam risco alto (vermelha), o sistema de cogestão está suspenso pelo menos até o dia 10 de maio, para que as regras fiquem limitadas ao que hoje já está sendo adotado pela cogestão na bandeira preta (limite de vermelha).


Nesta quarta-feira (28), o prefeito, Diogo Siqueira,  a secretaria de Educação, Adriane Zorzi, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto apresentaram o cronograma para volta às aulas. Para rede particular está autorizada de forma imediata. A rede Estadual irá informar o planejamento.

Na rede Municipal o calendário de retorno ficou definido da seguinte forma: dia 29 de abril, para Ensino Infantil, e dia 03 de maio Ensino Fundamental e Médio. 

O retorno dos alunos não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto. Os pais devem ficar atentos à orientação da escola. “Após tantas indefinições estamos apresentando o calendário de retorno das nossas escolas, todos profissionais estão sendo testados e os protocolos já estão estabelecidos. Neste dia da Educação, podemos celebrar que nossos alunos finalmente retornam para as escolas. Esperamos que seja uma retomada definitiva”, destacou a secretária, Adriane Zorzi.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto destacou que “não existe casa mais segura do que a escola, tenho certeza que estarão todos com toda segurança, e estou muito feliz com a retomada”, salienta. 

“Estamos aqui junto com o presidente da Câmara anunciando a retomada, com todos protocolos da educação. Estamos falando de um serviço essencial para nossa população”, disse o prefeito, Diogo Siqueira. 

As escolas deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Estão permitidas, também, aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares. Os outros setores seguem com os protocolos já estabelecidos na bandeira vermelha.  

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.