Últimos dias de inscrições para o Processo Seletivo de novos estudantes do IFRS

São ofertadas aproximadamente 1.900 vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos em 16 municípios gaúchos

As inscrições para o processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão abertas até o dia 4 de abril. O IFRS oferta aproximadamente 1.900 vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação em seus 17 campi.

A lista de cursos e vagas e outras informações estão publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br. Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.

Saiba como será seleção:

  • Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010, até o ano de 2020. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação.
  • Alguns cursos terão seleção e matrícula neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br.

Sobre as inscrições:

No site ingresso.ifrs.edu.br, estão publicados os editais do PS, documentos com o detalhamento da seleção. É muito importante que os candidatos leiam os editais com atenção. 

As inscrições do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS ocorrem de forma totalmente on-line. O link está disponível também no site  ingresso.ifrs.edu.br. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Não há cobrança de taxa de inscrição.

Ensino remoto e início das aulas

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente por cada campus. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

Vale lembrar também que alguns cursos terão seleção e matrículas neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.