Tomógrafo com inteligência artificial no Hospital São João Batista

Investimento no equipamento da Siemens-Healthineers foi de R$ 2,190 milhões

Desde novembro de 2020, o Hospital São João Batista (HSJB), de Nova Prata, disponibiliza para utilização em pacientes particulares, usuários de planos de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) um dos mais modernos tomógrafos do mercado que gera imagens mais precisas e oferece mais conforto aos pacientes.

Primeiro a ser importado da Alemanha por hospitais brasileiros, o tomógrafo está instalado em um espaço humanizado, onde a temperatura e a umidade são controladas nas 24 horas do dia. O equipamento apresenta características específicas como: maior resistência; facilidade de acesso; exames em tempo reduzido (em um segundo capta 384 imagens); imagens mais nítidas que oferecem mais segurança no diagnóstico aumentando a segurança do paciente; e acessibilidade para todos os perfis de pacientes: idosos, politraumatizados, obesos ou com limitação de movimentação.

Cronometrado, o exame de abdome sem contraste, tem a duração de 49 segundos.

O tomógrafo Siemens faz uso da inteligência artificial para garantir a qualidade e precisão das imagens. Assim, a tecnologia “ajusta” a definição do exame sem precisar aumentar a quantidade de radiação. Além disso, o HSJB possui equipamento que mantém a temperatura do contraste em 37ºC para evitar desconforto e possíveis reações adversas.

– Além de imagens que permitem diagnósticos mais precisos, o tomógrafo emite doses menores de radiação e isso oferece mais segurança aos pacientes e a nós, operadores, que podemos ficar mais tempo ao lado do paciente, em um exame muito mais completo, mais rápido e mais humanizado – comenta Reginaldo Soares, responsável técnico do setor de radiologia.

Todos os exames realizados são disponibilizados ao médico solicitante e ao cliente em plataforma digital, podendo ser acessados a qualquer momento através de um dispositivo com acesso à internet. O cliente não precisa retornar ao hospital para retirar seus exames e tem seu histórico à disposição onde estiver.

Complementando todos os benefícios técnicos, com o tomógrafo instalado no Hospital São João Batista, deixam de ser necessários os deslocamentos para centros maiores em busca de exames mais precisos e isso também traz mais conforto aos pacientes e suas famílias.

Exames para detectar a covid-19

Além de exames cardíacos e toda rotina de radiologia vascular, ortopédica, oncológica e neurológica, o equipamento também auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares, incluindo a covid-19. A partir do uso de um software de pós-processamento de imagens, o tomógrafo auxilia na avaliação e quantificação do “vidro fosco”, que é a alteração de imagem causada pela infecção do novo coronavírus no pulmão.

Fotos e texto: Sonia Reginato/Dacaso Comunicação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.