Rio Grande do Sul está com 99,9% de ocupação dos leitos de UTI

Há apenas três leitos livres, neste momento, em todo o RS. A maior ocupação é no setor privado, em que a lotação chega a 131,4%.

O estado do RS está enfrentando o pior momento da pandemia. Os gaúchos observam, neste momento, seu sistema de saúde colapsar. Segundo a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde –  02 de março às 16h07 – o RS está com 99,9% de ocupação dos leitos de UTI.

Isso se traduz em 2.815 leitos ocupados dos 2.818 disponíveis. Assim, há apenas três leitos livres em todo o estado. A ocupação do SUS é de 89.5% e no sistema privado, 131.4%. Ao total, 62.8% dos internados são pessoas positivadas para a covid-19 (1.768 dos 2815 ocupados).

A grande preocupação é com o aumento contínuo e exponencial das internações. Todos os dias, no RS, houve aumento no percentual. Em comparação com a terça-feira, dia 23 de fevereiro, o aumento foi de cerca de 13%. No dia de hoje, 02, o estado chegou a ultrapassar os 100% de ocupação, número que baixou nas últimas horas.

Visão temporal do aumento | Foto: reprodução/governo RS

A situação é crítica e preocupa os gestores do estado. O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, em tom de alerta para a população, aponta a dificuldade para encaminhamento de pacientes do município.

– O quadro é grave, de alerta, não tem mais UTI, seja você rico, você pobre […] a ordem é fique em casa, só saia para suas necessidades básicas – reforça o chefe do Executivo.

Caxias do Sul

A situação de uma das principais referências para Veranópolis está bastante agravada. A ocupação chega, na cidade, a 108.7%. A maior preocupação é com o Hospital Virvi Ramos, que está com 130% de lotação. Outros dois hospitais passam dos 100%. Veja o panorama geral abaixo:

Sair da versão mobile