Rio Grande do Sul está com 99,9% de ocupação dos leitos de UTI

Há apenas três leitos livres, neste momento, em todo o RS. A maior ocupação é no setor privado, em que a lotação chega a 131,4%.

O estado do RS está enfrentando o pior momento da pandemia. Os gaúchos observam, neste momento, seu sistema de saúde colapsar. Segundo a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde –  02 de março às 16h07 – o RS está com 99,9% de ocupação dos leitos de UTI.

Isso se traduz em 2.815 leitos ocupados dos 2.818 disponíveis. Assim, há apenas três leitos livres em todo o estado. A ocupação do SUS é de 89.5% e no sistema privado, 131.4%. Ao total, 62.8% dos internados são pessoas positivadas para a covid-19 (1.768 dos 2815 ocupados).

A grande preocupação é com o aumento contínuo e exponencial das internações. Todos os dias, no RS, houve aumento no percentual. Em comparação com a terça-feira, dia 23 de fevereiro, o aumento foi de cerca de 13%. No dia de hoje, 02, o estado chegou a ultrapassar os 100% de ocupação, número que baixou nas últimas horas.

Visão temporal do aumento | Foto: reprodução/governo RS

A situação é crítica e preocupa os gestores do estado. O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, em tom de alerta para a população, aponta a dificuldade para encaminhamento de pacientes do município.

– O quadro é grave, de alerta, não tem mais UTI, seja você rico, você pobre […] a ordem é fique em casa, só saia para suas necessidades básicas – reforça o chefe do Executivo.

Caxias do Sul

A situação de uma das principais referências para Veranópolis está bastante agravada. A ocupação chega, na cidade, a 108.7%. A maior preocupação é com o Hospital Virvi Ramos, que está com 130% de lotação. Outros dois hospitais passam dos 100%. Veja o panorama geral abaixo:

  • Hospital do Circulo: 95.5% ocupação total; 90.5% de ocupação em leitos privados; 200% ocupação em leitos SUS;
  • Hospital Pompeia: 127% ocupação total; 133.3% de lotação em leitos SUS; 110% de ocupação em leitos privados;
  • Hospital Saúde: 110% ocupação total; 0% de ocupação em leitos SUS (não possui leitos desse tipo); 110% de ocupação em leitos privados;
  • Hospital Unimed Caxias do Sul: 98.1% ocupação total ; 98.1% ocupação em leitos privados; O% ocupação em leitos SUS (não possui leitos desse tipo);
  • Hospital Virvi Ramos: 130,8% ocupação total; 88.2% de ocupação em leitos SUS; 211.1% de ocupação em leitos privados;
  • Hospital Geral: 100% ocupação total; 100% de ocupação em leitos SUS; 0% de ocupação em leitos privados (não possui leitos desse tipo);

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.