Produtor de Flores da Cunha doa mais de 15 toneladas de cenouras para Caxias do Sul

Na manhã da quarta-feira (24), a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, recebeu a doação de 15,4 toneladas de cenouras. Os legumes foram doados ao Município de Caxias do Sul pelo prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, que os recebeu de Altair Schiavenin, morador florense, mas que tem cultivos em Vacaria.

A carga endereçada ao município foi destinada ao Banco de Alimentos para posterior repasse a entidades assistenciais que atendem a população em vulnerabilidade social. Nesta sexta (26), foram feitas as primeiras entregas à comunidade, totalizando duas toneladas. Uma das beneficiadas foi a Paróquia São Vicente, com 800 quilos do legume – também foram entregues 200 quilos de frutas e 144 litros de sucos. Na próxima semana, a meta é entregar mais duas toneladas.

O secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, acompanhou o descarregamento da carga, na quarta, na empresa Horti Dagostini, no distrito de Fazenda Souza. Um dos sócios da empresa, André Dagostini, ofereceu a estrutura da planta industrial para a limpeza e embalagem dos legumes, assim como a logística de armazenamento em câmara fria. As cenouras ficarão no local, sem custos ao Município, até que a SMAPA faça a destinação às famílias necessitadas.

Diretor da Segurança Alimentar e Nutricional, Edson da Rosa aponta a importância da doação e cita fatores responsáveis por permitirem a parceria entre o produtor e o poder público. “Esta parceria em um momento de crise é vital. Isso é resultado da referência que Caxias do Sul tem, da credibilidade do nosso trabalho em ajudar quem precisa dos alimentos. A solidariedade ultrapassa fronteiras e ficamos felizes com essa doação. Esse alimento será muito bem utilizado”, expôs.

Guilherme Sartor, representante de entidades civis organizadas, explicou que vários empresários da região souberam da doação de legumes e uniram forças para subsidiar os custos da operação. A carga total foi de aproximadamente 30 toneladas. A remessa foi enviada para Flores da Cunha, que recebeu 15 toneladas. O excedente veio para Caxias do Sul. A única premissa imposta para que ocorresse a doação foi que parte dos legumes fosse destinada a hospitais do município. Sartor confirma que cada instituição receberá entre 150 kg e 200 kg. Também afirma que as embalagens dos legumes, em montante próximo a R$ 5 mil, foram doadas pelos empresários José Sozo e Miguel Rizzotto. A Rede SIM custeou o transporte da carga de Vacaria para Flores da Cunha e, após, para Caxias do Sul.

O Banco de Alimentos atende a mais de 100 instituições cadastradas e oferece aproximadamente 8 mil refeições diárias. A SMAPA informa que, quando o produtor quiser doar, servidores são cedidos e auxiliam na colheita e no transporte até o Banco de Alimentos. Para doar, basta entrar em contato com a Segurança Alimentar e Nutricional pelo telefone (54) 3211.5943, WhatsApp (54) 9 8429.6291 ou e-mail [email protected].

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.